quinta-feira, fevereiro 1

CAMUS - CADERNOS (SUBLINHADOS)

Posted by Picasa Albert Camus

Ressonância de 28 de Janeiro de 2004, no Absorto e de 7 de Fevereiro, do mesmo ano, nos Cadernos de Camus. Deste conjunto de sublinhados assinalo, porque vem a propósito, em plena campanha do referendo acerca da interrupção voluntária da gravidez, a seguinte reflexão: “Cristãos felizes: Guardaram a graça para si próprios e deixaram-nos a caridade.”


Nos meus sublinhados de juventude destes Cadernos omito, pela primeira vez, dois excertos de diálogos que viriam a integrar a futura peça de teatro “Os Justos”. A sua transcrição integral tornaria demasiadamente longa esta contribuição para o projecto Cadernos de Camus. Mantenho, no entanto, um excerto dos diálogos preparatórios dessa peça.

“Há quem se remanseie numa mentira como os que se refugiam na religião.”
(Esta frase sublinhada faz parte de um texto longo, que não transcrevo na íntegra, no qual, à margem, escrevi à mão: “cuidado!”)

“Conheço-me bem de mais para crer na virtude completamente pura.”

“O problema mais sério que se põe aos espíritos contemporâneos: o conformismo.”

“O grande problema da vida é saber como viver entre os homens”
(Apresenta uma nota de pé de página onde se lê: “No manuscrito, encontra-se entre parênteses: A.F.”)

“X. “Sou um homem que não crê em nada e que não ama ninguém, pelo menos no âmago. Há em mim um vazio, um deserto horrível...”

“Marc condenado à morte na prisão de Loos. Recusa que lhe tirem os ferros durante a Semana Santa para se parecer mais com o seu salvador. Antigamente disparava contra os crucifixos que encontrava nas estradas.”

“Cristãos felizes: Guardaram a graça para si próprios e deixaram-nos a caridade.”

“Peça.
D. – O que há de triste, Yanek, é que tudo isso nos envelhece. Nunca mais, nunca mais seremos crianças. Podemos morrer desde este instante, já esgotámos o homem (o homicídio é o limite.)
- Não, Yanek, se a única solução é a morte, então não seguimos a boa vida. A boa vida é a que leva à vida.
- Tomámos sobre nós o mal do mundo, este orgulho há-de ser castigado.
- Passámos dos amores infantis a essa inicial e derradeira amante que é a morte. Andámos depressa de mais. Não somos homens.”

(Este excerto é o único que transcrevo daqueles que sublinhei dos textos preparatórios da peça de teatro “Os Justos”. Esta peça foi concluída, após uma viagem à América Latina, no Verão de 1949, estando Camus gravemente doente. Nela é abordada a questão, fundamental para Camus, da violência política cujo debate requer, em qualquer circunstância, um adequado enquadramento filosófico e histórico.)

“Miséria deste século. Ainda não há muito tempo eram as más acções que precisavam de ser justificadas, hoje são as boas.”

“A solidão perfeita. No urinol de uma grande estação à uma hora da manhã.”

(Contém uma nota de pé de página onde se escreve. “Esta observação foi acrescentada à mão sobre a primeira redacção à máquina”).

“Bayle: pensamentos diversos sobre o cometa.

“Não se deve julgar a vida de um homem nem pelas suas crenças nem pelo que publica nos livros.””

“Como fazer compreender que uma criança pobre pode ter vergonha sem ter inveja”
(Clara referência à infância pobre do próprio Camus.)


“Vigny (correspondência): “ A ordem social é sempre má: de tempos a tempos é apenas suportável. Para se ir do mau ao suportável, a disputa não vale uma gota de sangue” Não, o suportável merece, se não o sangue, pelo menos o esforço de uma vida inteira. Misantropo em grupo, o individualista perdoa ao indivíduo.”

“Saint-Beuve: “Sempre pensei que se as pessoas dissessem o que pensam durante um minuto apenas a sociedade ruiria.”

Extractos, in “Cadernos” (1964-Editions Gallimard), tradução de António Ramos Rosa, Colecção Miniatura das Edições “Livros do Brasil”, Caderno nº5 (Setembro de 1945/ Abril de 1948).
.

1 comentário:

Anónimo disse...

"“O problema mais sério que se põe aos espíritos contemporâneos: o conformismo.”
Ressublinho.