terça-feira, fevereiro 20

CAMUS - SUBLINHADOS DERRADEIROS

Posted by PicasaFotografia daqui

Ressonância de 20 de Fevereiro de 2004. Este longo post, o último desta série, foi preparado para integrar o blog Cadernos de Camus mas nunca chegou a ser nele publicado.

Esta é a última parte dos meus sublinhados da leitura de juventude dos Cadernos de Camus. Esta leitura foi iniciada, certamente, antes de Abril de 1968, tinha a idade de 20 anos.

Os sublinhados que se apresentaram, com pequenas alterações de pormenor e raras supressões foram assinalados nos livros, de forma “assassina”, a esferográfica. Os livros, no entanto, sobreviveram e, recentemente, foram restaurados e encadernados a capa dura. Estão em condições de serem legados ao meu filho pois tenho a pretensiosa ambição de que um dia os venha a ler.

Com esta peça chega ao fim a estimulante tarefa que me foi suscitada pela ideia do José Pacheco Pereira. Mas devo confessar que um projecto semelhante aos Cadernos de Camus, mesmo antes do surgimento dos Blogs, já me tinha, por diversas vezes, assaltado a imaginação.

Esta é uma daquelas tarefas que me dá prazer autêntico, quer pelo facto de poder partilhar uma leitura de toda a vida, quer por me ter sentido, não raras vezes, surpreendido pela actualidade das referências contidas nos excertos que reli. Continuo a sentir hoje a mesma adesão de fundo à filosofia de vida e de sociedade que Camus defende e que transparece na maior parte dos Cadernos.

Além do mais devo confessar que este é, desde a minha juventude, um “livro de cabeceira” que, naturalmente, não li todos os dias mas que sempre esteve presente na minha vida mesmo quando os impulsos de uma desinteressada militância cívica e política exigiram, e continuam a exigir, a tomada de opções difíceis ou mesmo dolorosas.

Não sei ao certo qual o caminho que este projecto tomará mas poderia permitir, se para tal se reunissem as necessárias condições, um debate em torno de um conjunto de ideias força em que assumem particular ênfase, entre outras, as que respeitam às magnas questões da crise da justiça e da liberdade nas sociedades democráticas.

Tenho em mãos, além do mais, outros contributos para o projecto, caso ele venha a evoluir, que terei muito gosto em partilhar com os que queiram arriscar uma participação aberta e desinteressada no seu desenvolvimento. Mas a partir de um dado momento as participações, num projecto desta natureza, carecem de ser enquadradas por uma metodologia e por objectivos precisos sem os quais cada um de nós se sentirá decerto constrangido.

Eis os meus últimos sublinhados do caderno nº 6 nos quais se inclui aquele que sempre me tem acompanhado e que constitui, para mim, um lema de vida: “os deveres da amizade ajudam a suportar os prazeres da sociedade”:

“Não se deve julgar um homem nem pelo que diz, nem pelo que escreve, segundo Beyle. Eu acrescento: nem pelo que faz.”

“Começa-se por não amar ninguém. Depois amam-se todos os homens em geral. A seguir apenas alguns, depois uma única e depois o único.”

“”Alexandre Block.
...
Só uma compaixão total pode produzir uma mudança. Reajo assim porque a minha consciência não está tranquila.””
(Escrevi dois pontos de interrogação)

“É pela recusa de uma parte deste mundo que este mundo é habitável? Contra o amor fati. O homem é o único animal que recusa ser o que é.”

“Os deveres da amizade ajudam a suportar os prazeres da sociedade”.

“Num mundo que já não crê no pecado, é o artista que está encarregado da pregação. Mas se as palavras do padre produziam efeito era porque o exemplo as alimentava. O artista esforça-se por se tornar num exemplo. Eis porque o fuzilam ou o deportam, com grande escândalo seu. E depois a virtude não se aprende tão depressa como o manejo da metralhadora. O combate é desigual.”

“Enquanto o homem não domina o desejo, nada dominou. E não o domina quase nunca.”

“Ensaio. Introdução. Porquê recusar a delação, a polícia, etc... se não somos nem cristãos nem marxistas. Não temos valores para isso. Enquanto não tivermos encontrado fundamento para esses valores, estamos condenados a escolher o bem (quando o escolhemos) de maneira injustificável. A virtude será sempre ilegítima até esse momento.”

““A revolução de 1905 principiou pela greve de uma tipografia moscovita cujos operários pediam que os pontos e as vírgulas fossem contados como caracteres na avaliação “por peça”.
O Soviete de Saint-Peterburgo em 1905 apela para a greve aos gritos de abaixo a pena de morte.””

““Durante a Comuna de Moscovo, na Praça Trubnaia, perante um edifício destruído pelos canhões, um prato contendo um pedaço de carne humana é exposto com um cartaz com a seguinte inscrição: “dai o vosso óbolo para as vítimas.””

Extractos, in “Cadernos” (1964-Editions Gallimard), tradução de António Ramos Rosa, Colecção Miniatura das Edições “Livros do Brasil”, Caderno nº6 (Abril de 1948/ Março de 1951).
.

2 comentários:

hfm disse...

Gosto tanto de reler os sublinhados dos livros antigos. Alguns continuam a bater forte, outros nem os percebo, outros são duma fragilidade assustadora - todos eles são reflexos dos meus sedimentos; por isso gosto tanto deles.
Destes tb.

Anónimo disse...

Belos apanhados. Poesia não tem tempo, sua forma pode variar com a virada do mundo, mas os sentimentos são os mesmos que nos impulsionam hoje.

Um beijo

Naeno

www.poemusicas.blogspot.com