sábado, fevereiro 17

KAVAFIS

Posted by PicasaImagem daqui

Citação cristalina de Kavafis, subtraída ao CATATAU, com algumas palavras “retocadas”:

Tenho observado com frequência a pouca atenção que as pessoas dão às palavras. Explico-me. Um homem simples (com simples não quero dizer parvo, e sim não-eminente) tem uma opinião, critica uma instituição ou crença geral; sabendo que a maioria das pessoas não pensa assim, cala-se, na suposição de que não vale a pena falar, pois o que pudesse dizer não mudaria coisa alguma. Trata-se de um erro grave. Eu ajo de outro modo. Por exemplo, sou contra a pena de morte. Sempre que me aparece uma oportunidade, manifesto-me a respeito, não porque ache que, com isso, o Estado a vá abolir, mas porque estou convencido de que assim contribuo para o triunfo das minhas ideias. Pouco me importa que ninguém concorde comigo. O que eu disse não foi em pura perda. Talvez alguém repita minhas palavras e elas cheguem a ouvidos que as ouçam e as perfilhem. Quem sabe se futuramente algum daqueles que ora discordam de mim não se vai lembrar, numa ocasião propícia, daquilo que eu disse e convencer-se ou pelo menos sentir abalada sua opinião em contrário. - O mesmo vale para diversas outras questões sociais, das que exigem acção. Reconheço que sou tímido e não sei agir. Por isso limito-me a falar. Não acho, porém, que minhas palavras sejam em vão. Outro agirá, mas essas palavras – de mim, o tímido, - terão facilitado a acção e limpado o terreno.

KAVAFIS, K. Reflexões sobre Poesia e Ética. SP: Ática, 1998

2 comentários:

hfm disse...

Gostei de ler. Conheço mal a sua prosa.

Anónimo disse...

Obrigado, Ed, pela referência

Maravilhosa essa passagem. Parece que as Reflexões são apenas um conjunto de anotações íntimas de Kavafis, não chega a ser uma obra em prosa. Mas tem muita coisa boa por lá.

A propósito: por cá estamos conversando bastante sobre a questão da pena de morte (daí um dos motivos da passagem de Kavafis), e lembrei-me diretamente de Camus. A tua nova frase de início do blog é bem próxima da posição de Camus contra a pena de morte. Estive procurando algumas passagens de Camus sobre a questão, você sabe de memória algumas? Poderíamos até estabelecer um post conjunto

um abraço,