quinta-feira, abril 5

O PROBLEMA CLÁSSICO DOS GOVERNOS PORTUGUESES

Posted by PicasaFotografia de Sophie Thouverin

O artigo, com o título em epígrafe, versa, mais uma vez, o problema do deficit. Integro no corpo do artigo, a propósito do tema, o discurso de tomada de posse de Salazar como Ministro das Finanças, proferido em 27 de Abril de 1928, véspera do seu 39º aniversário.

Salazar foi Ministro das Finanças durante mais de quatro anos, entre Abril de 1928 e Julho de 1932 tendo, posteriormente, durante um largo período, até Agosto de1940, acumulado as funções de Primeiro-ministro com a pasta das finanças.

A abordagem do tema nada tem a ver com as recentes alegorias ao tema, a propósito de um concurso televisivo, pois já anteriormente tinha publicado, separadamente, aquele discurso, e me interessa, apesar de não ser historiador, o papel de Salazar no período da chamada “ditadura nacional”.

Neste caso o assunto veio à baila despertado por um artigo de opinião de Vasco Pulido Valente no qual se desvaloriza a política de redução do deficit do actual governo afirmando que este é o “problema clássico dos governos portugueses” com excepção dos governos de Salazar.

Apesar do tema ser controverso há razões para acreditar que o problema do deficit foi, como o próprio discurso de Salazar demonstra, o primeiro e mais importante problema com que este se defrontou quando assumiu a pasta das finanças em 1928. E não deixa de ser significativo que só a partir de 1940 Salazar tenha deixado de ser Ministro das Finanças em acumulação, desde 1932, com as funções de presidente do Conselho.

Ler, na íntegra, aqui e aqui.

----------------------------------------

[Suprimi no texto original, que é publicado no “SE”, uma palavra que prejudicava o entendimento da frase na qual se integra e ilustro com uma fotografia que, como muitas vezes me apetece fazer nada tem a ver, aparentemente, com o tema do post/artigo respectivo…
mistérios!]
.

Sem comentários: