segunda-feira, abril 30

O “saneamento” de Eduardo Barroso

Só hoje li a revista “Única”, “Expresso” do passado sábado, cuja capa eu já tinha visto na versão “on line” mas sem acesso ao texto pois não dou um tostão para o peditório do tio Balsemão. Tinha reparado na fotografia do Eduardo Barroso e no título “Um cirurgião de elite” muito ao género das manchetes dos jornais dos países civilizados.

Pelas minhas colegas – jovens, sorridentes e pró activas – fiquei a saber que tive direito, na entrevista, a uma referência a propósito da infeliz passagem de Barroso pelo MES da qual, paradoxalmente, só me lembro da Helena Salvador, sua primeira mulher.

É a pura da verdade e acho mesmo que nunca falei, nos dias da minha vida, com o Eduardo Barroso. Com a Helena sim: uma mulher criativa e cativante que integrou uma estrutura do MES que eu dirigia, ou pensava que dirigia, ostentando uma designação que não lembra ao diabo: DNAPC (Departamento Nacional para a Agitação, Propaganda e Cultura). Seria assim?

Ora o que diz Eduardo Barroso, na referida entrevista, em resposta às perguntas da jornalista:

Existe um clã soarista e/ou barrosista?

Não. Somos uma família unida. Tirando o meu primo Alfredo, que foi chefe da Casa Civil do Dr. Soares durante dez anos, não há ninguém na família que tirasse vantagem dessa ralação pessoal.

A questão não era nesse sentido. Aliás, de João Soares diz-se que na política tem sido mais prejudicado do que beneficiado por ser filho de quem é.

Tive essa experiência no MES (Movimento de Esquerda Socialista), o único sítio onde militei, e foi das coisas mais humilhantemente ridículas que vivi. Queria ser candidato a deputado, a minha estrutura elegeu-me e, depois, três grandes elementos chamaram-me à sede e disseram-me que não podia por ser sobrinho do Dr. Soares! Acabou por ir o meu colega e amigo José Gameiro. A minha militância acabou nesse dia (também ia devido mais à minha primeira mulher).

O MES era dirigido por Augusto Mateus, Ferro Rodrigues e Eduardo Graça, por isso só podem ter sido eles.

Nem confirmo nem desminto. Também já andava um bocado farto … Até para as praias da Costa da Caparica tínhamos ido armados com pás para impedir uma invasão da NATO!! Nunca fui um político, sempre fui demasiado anarquista. Defino-me como conservador de esquerda.

O Eduardo Barroso auto intitula-se um “conservador de esquerda” e compreendo, sem ironia, o seu posicionamento político. Ele é cirurgião e, ao que todos dizem, dos bons. Nunca fui cortado por ele, graças a Deus, ao contrário dele que, pelos vistos, terá sido cortado por mim das listas eleitorais do MES que, por sinal, nunca elegeram ninguém. Mas ser candidato era um gosto que ele tinha e “três grandes elementos do MES”, impediram-no de o satisfazer.

A jornalista, estranhamente, refere três nomes, entre eles o meu, que ele não confirma nem desmente. Teríamos sido nós os desmancha-prazeres do seu gosto? Nem sequer me lembro se a espoliação de que Barroso se queixa lhe foi aplicada com anestesia ou a frio. Por mim não sou capaz de cortar nem coser carne e é isso que os cirurgiões fazem todos os dias.

Eu, apesar de ser citado na entrevista como putativo co-participante daquela espécie de saneamento implacável de Barroso do MES, em favor do José Gameiro, um estimado amigo mas, no caso, psiquiatra -o que torna a preferência de todo apropriada – declaro que não me lembro de nada.

Mas, pelo sim pelo não, o que não quero é cair nas mãos de um cirurgião que pense que eu algum dia o tenha cortado mesmo que a "maldade" lhe tenha dado o pretexto para sair dessa organização humilhantemente ridícula que, no seu douto parecer, foi o MES afirmação vinda, ainda por cima, de “Um cirurgião de elite” e “conservador de esquerda”!

Por mim a ser cortado que o seja por um cirurgião, de preferência, conservador e de direita. É que já tenho experiência e não vou estranhar nem as dores nem a longa convalescença!
.

1 comentário:

Carminda Pinho disse...

Eduardo então foi por isso, por ter sido cortado das listas do MES que o Eduardo Barroso ficou com aquela mania de ses fundamentalista do Sporting.
Devia aproveitar ele (O Dr. Barroso) e consultar o preferido nas ditas listas (O Dr. Gameiro) é que com uma consultas ao psi podia ser que aquilo lhe passasse. Ficaria então só conservador de esquerda (seja lá o que isso fôr) mas não deve irritar tanto...
PS: só para dizer que se fosse eu a escolheras listas teria preterido o Barroso em favor do Gameiro, é que o Gameiro era muito mais giro.:-)))