domingo, novembro 11

O PAPA E A IGREJA CATÓLICA EM PORTUGAL


As notícias acerca do discurso do Papa aos Bispos portugueses na visita em epígrafe causou muita perplexidade. Toda a gente se interroga acerca do sentido das palavras do Papa que apontam, de forma explicita, críticas à acção e organização da Igreja Católica em Portugal.

É interessante fazer a leitura desse discurso à luz das declarações criticas oriundas dos meios da Igreja Católica, e mesmo de Bispos, ao governo português antecedendo esta visita. Afinal a campanha contra o governo, a propósito da Concordata, apesar de todos os problemas, parece ter sido apenas uma cortina de fumo.

Algo vai mal no Reino da Igreja Católica portuguesa. Julgo não ferir a susceptibilidade de ninguém se traduzir a mensagem do Papa aos bispos portugueses com uma só palavra: ORGANIZEM-SE!

Aqui ficam dois excertos significativos do discurso do Papa:

(…) Neste longo peregrinar, a confissão mais frequente nos lábios dos cristãos foi falta de participação na vida comunitária, propondo-se encontrar novas formas de integração na comunidade. A palavra de ordem era, e é, construir caminhos de comunhão. É preciso mudar o estilo de organização da comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo do Concílio Vaticano II, na qual esteja bem estabelecida a função do clero e do laicado, tendo em conta que todos somos um, desde quando fomos baptizados e integrados na família dos filhos de Deus, e todos somos corresponsáveis pelo crescimento da Igreja.

(…)

À vista da maré crescente de cristãos não praticantes nas vossas dioceses, talvez valha a pena verificardes «a eficácia dos percursos de iniciação actuais, para que o cristão seja ajudado, pela acção educativa das nossas comunidades, a maturar cada vez mais até chegar a assumir na sua vida uma orientação autenticamente eucarística, de tal modo que seja capaz de dar razão da própria esperança de maneira adequada ao nosso tempo» (…)
.

Sem comentários: