sexta-feira, novembro 30

SONDAGENS


Sondagens são sondagens. Estamos fartos de saber. Não elegem as maiorias mas ajudam. Podem ser manipuladas ou sérias. Estão a ser sempre realizadas. Os governos e os candidatos não retiram os olhos delas. Estudam-se e são objecto de estudo. As sondagens são uma realidade incontornável. Estão sempre a telefonar lá para casa. Às vezes caímos na asneira de começar a responder. A coisa nunca mais acaba. Começo a ficar impaciente. O pior foi, outro dia, com um rapaz da netcabo. Coitado …

Mas reparem para o título do anúncio dos resultados desta sondagem publicada hoje no DN. O título verdadeiramente deveria ser: PS recupera maioria e PSD desce. Pois o que diz o corpo da notícia? “De 36,9% no mês passado, o partido liderado por José Sócrates salta para os 43,8%, um score que, a realizarem-se eleições legislativas neste momento, lhe conferia a maioria dos deputados na Assembleia da República. O PSD de Luís Filipe Menezes, depois de ter tido 35,9% há um mês (a um ponto do PS, um empate técnico, na prática), cai agora para os 31,5% (…)”

Tudo isto pode ser uma mentira fabricada para publicar no dia greve geral da função pública, mas imaginem, por um momento, que surgia uma sondagem com os resultados inversos? Qual seria o título da notícia?
.
.

Sem comentários: