segunda-feira, fevereiro 1

MANUEL SERRA MORREU

Manuel Serra deve ter sido o dirigente político português que, na segunda metade do século XX, mais participou em movimentos  para derrubar a ditadura. O homem de todas as revoltas. A sua biografia deverá estar a ser, por esta hora, divulgada. No dia em que o telefone soou para me anunciar a morte de meu pai estava reunido com ele para tratar de um assunto profissional: a criação de uma escola profissional. Mais tarde encontrei-o e revelou-me que, nas vésperas dos primeiros Congressos do MES e do PS, em Dezembro de 1974, se tinha reunido com o Vítor Wengorovius para discutir a eventual entrada do MES no PS em apoio à sua corrente que ameaçava derrotar Mário Soares. Nada se concretizou e a notícia foi uma surpresa para mim que nunca ouvira falar em tal diligência. Mas aquele era o tempo em que tudo era possível, o tempo de todas as ousadias. A sua coragem, cívica e física, era notável. Que viva!
.

3 comentários:

Anónimo disse...

lamento imenso, até porque me fica atravessada uma ideia que tenho desde miúdo, que era fazer um filme com alguns episódios da sua vida. Fica, contudo, a memória de um homem inconformado com a merda do status quo. Viva o Manuel Serra! - António C.Santos

José Teles disse...

Um resistente, ao nível do Palma Inácio, do Henrique Galvão, do Adolfo Ayala, do Humberto Delgado... Espero que não demorem a dar o nome dele a uma rua de Lisboa. E aos outros também!

Galeota disse...

Um resistente,que andou pela Marinha Mercante e que sempre respeitei.