quarta-feira, agosto 31

MÁRIO SOARES A PRESIDENTE


Fotografia de Om Namah Shivaya

Acabei de ver e ouvir a declaração de candidatura de Mário Soares à Presidência da República. A sua idade física (80 anos) não corresponde à sua idade política. O futuro demonstrará que tenho razão. O mais que certo opositor de Soares, Cavaco Silva, apesar de mais novo em idade (66 anos) é muito mais velho como político. Olhem que sei do que falo. O tempo se encarregará de esclarecer toda a gente acerca deste pequeno detalhe.

Portugal precisa de políticos com coragem nos lugares de topo do Estado. O povo precisa de ser capaz de olhar o céu e sonhar com um futuro melhor. O meu apoio a Mário Soares é um acto de coerência e de fidelidade às minhas ideias socialistas. Sempre votei no PS, desde 1977, e em Mário Soares desde a dramática primeira volta das presidenciais de 1985. É uma decisão simples, aconteça o que acontecer.

4 comentários:

maria disse...

Também ouvi o discurso de Mário Soares. Gostava de ter a mesma convicção. Votei nele contra Freitas do Amaral. Não votei sempre no PS, só algumas vezes, poucas. E não estou convencida de que ele tenha que ser a opção. O mais certo é que venha a convencer-me, mas custa-me. Acho que não é grande sinal para o país que ele volte a candidatar-se... porque tenho para mim que deveria haver alternativa.

Eduardo Graça disse...

Sempre a dúvida me assalta também a mim face a determinadas opções políticas. Mas os homens fazem a política. Decidem tomar posição, avançar ou desistir, marcam o espaço da sua própria determinação. Nada nos obriga, no nosso regime, a votar mas sempre se faz uma escolha. Mesmo não votando se faz uma escolha. Eu prefiro votar sempre e desde sempre votei em Mário Soares. Porque não agora? Os argumentos da idade e da ética republicana são demasiado fracos. A idade devia ser considerada uma mais valia e nada inibe um cidadão que já exerceu um cargo a voltar a candidatar-se, desde que obedeça aos preceitos da lei.É o caso. Voto em Mário Soares por tradição e por convicção. Com dúvidas, claro, mas quem, em plena consciência, pode dizer que nunca se engana e raramente tem dúvidas?

Anónimo disse...

O Dr. Mário Soares,
que foi Presidente um dia,
tem o tique de se dar ares
de "paizinho da democracia".

E isto, que até lhe fica mal,
não nos promete melhores caminhos:
pois do que precisa Portugal
é de cidadãos; não de paizinhos...

Deixe-se ele, pois, desses ares
e respire antes o puro e livre ar!:
se é Mário, pois seja Soares;
não seja António; (já que) não é Salazar...

Eduardo Graça disse...

Esta ideia de associar Mário Soares a Salazar, os seus apoiantes à "brigada do reumático", e aí por diante, é de uma miopia (ou má fé) humilhante para os lutadores pela liberdade e pela democracia em Portugal. Os arautos da(s) tirania(s) vestem todas as peles e encontram-se em todos os quadrantes ideológicos, da direita à esquerda. Mas a arma do esquecimento - favorável à direita - não vencerá nesta batalha presidencial.