terça-feira, outubro 16

ALBERT CAMUS - NOBEL DA LITERATURA EM 1957


Esta é uma efeméride que não podia deixar passar em claro. 16 de Outubro de 1957. Passam hoje 50 anos desde o dia em que Albert Camus tomou conhecimento que lhe tinha sido atribuído o Prémio Nobel da Literatura.

Oliver Todd, autor da que é considerada a melhor biografia de Camus, dedica um Capítulo, sob o título “O preço que há que pagar”, às incidências deste acontecimento na vida de Camus. Começa assim:

“Em 16 de Outubro de 1957, Camus almoça com Patricia Blake no primeiro piso do Restaurante Marius. Desde a véspera circulavam, em Paris, rumores, procedentes de Estocolmo. Um jovem, enviado por Gallimard, afasta um empregado, aproxima-se de Camus, e anuncia-lhe que vai ganhar o Prémio Nobel de literatura. Camus parece “sufocado” e diz, repetidamente, a Patrícia:
– Devia tê-lo ganho Malraux. Tu sabes, Malraux … “ (*)

--------------------------------------------------

No dia seguinte Camus escreveu nos Cadernos:

“17 octobre.
Nobel. Étrange sentiment d´accablement et de mélancolie. À 20 ans, pauvre, et nu, jái connu la vraie gloire. Ma mére.”

Dois dias depois escreveu:

“19 octobre.
Effrayé par ce qui m´arrive et que je n´ai pas demandé. Et pour tout arranger attaques si basses que j´en ai le cœur serré. Rebatet (**) ose parler de ma nostalgie de commander des pelotons d´exécution alors qu´il est un de ceux dont j´ai demandé, avec d´autres écrivains de la résistance, la grâce quand il fut condamné à mort. Il a été gracié, mais il ne me fait pas grâce. Envie à nouveau de quitter ce pays. Mais pour où?
La création elle-même, l´art lui-même, sont détail, tous les jours et la rupture … Mépriser est au-dessus de mes forces. De toutes manières il faut vaincre cette sorte d´effroi, de panique incompréhensible où cette nouvelle inattendue m´a jeté. Pour cela …

(*) – Tradução livre da edição em espanhol de Olivier Todd.
(**) – Crítico de extrema-direita que escreveu no Dimanche matin, a propósito da atribuição do Nobel a Camus, um texto no qual, por exemplo, se podia ler: “Desde a sua alegoria da Peste, já se diagnosticava em Camus uma arteriosclerose do estilo.”
.

1 comentário:

Anónimo disse...

A Peste é um livro esplêndido. Marcou muito minha vida.