sexta-feira, outubro 12

ANTÓNIO CHAMPALIMAUD

Posted by PicasaFotografia daqui

"Fundação Champalimaud " cria hospital de dia e um centro de investigação contra o cancro

Ouvem-se ainda as palavras de ordem contra Champalimaud um símbolo do poder económico que sustentava o “antigo regime”. Quantas vezes a sua palavra foi pronunciada e escrita nas sebentas da oposição e, em particular, no catecismo do PCP. Ele era, para toda a esquerda, um ódio de estimação.

Hoje a Fundação que ostenta o seu nome, e foi criada com o seu dinheiro, é um exemplo de progresso e modernidade. Pelos fins que prossegue, pela excelência que promete, pelos métodos que adopta. Podem os demónios transformar-se em santos? Cuidado, pois, com a propaganda!
.

2 comentários:

Anónimo disse...

É certo. Impressiona-me o testamento e, neste particular, a forma como está a ser executado.

A fortuna de AC podia ter tido - como tem, na maior parte dos casos - outro destino.

Mas a tua entrada, simples como se apresenta, parece-me redutora. Ou o destino da fortuna - mesmo neste caso - é independente da forma como foi acumulada?

Eduardo Graça disse...

E como foram acumuladas as fortunas dos estados e dos cidadãos ao longo da história? Que dizer da escravatura, do roubo e da pilhagem? Nas suas formas clássicas e modernas! O que quero dizer é que nem sempre o que brilha é ouro e que, por entre as misérias do processo de acumulação de riqueza, por vrzes, há surpresas!