quinta-feira, outubro 25

"FUTEBOLISMO"

Posted by PicasaIlustração daqui

A propósito do meu texto intitulado FUTEBOL – “FLUXO” E RESISTÊNCIA a Defesa de Faro publicou dois posts, de autoria Adolfo Pinto Contreiras, intitulados O "FLUXO FUTEBOLÍSTICO" DO EDUARDO GRAÇA E O MEU e "FUTEBOL E RESISTÊNCIA" EM EDUARDO GRAÇA.

Aqui fica a referência, embora tardia, pelo seu interesse próprio e pelo interesse que demonstram pela minha reflexão acerca do tema futebol que, seja qual for a opinião de cada um, ocupa uma fatia importante do imaginário de todos.

A propósito do último daqueles posts transcrevo o comentário que escrevi, directamente, na "caixa de comentários" daquele blog no qual introduzi pequenas correcções:

O Adolfo, a quem agradeço ter dado atenção ao meu texto, tem razão em quase tudo dando de barato a sua visão exacerbada de condenação dos fenómenos mercantis que atingem quase toda as actividades humanas desde há muito tempo. Esse fenómeno, e as suas sequelas mais conhecidas, entre elas a compra e venda, é muito antigo mesmo no futebol.

Onde o Adolfo se engana é ao considerar a minha abordagem da faceta de resistência no futebol como resultante da saudade de um tempo antigo no qual o futebol era esplendoroso em vitalidade e verdade desportivas. Mas o que eu quero dizer, e falo de ciência certa, é que o futebol é mesmo um lugar de resistência ao que o Adolfo chama de “futebolismo”.

Sem entrar em estatísticas, que as não tenho actualizadas, existem mesmo, no caso de Portugal, um número de praticantes de futebol amador, em todas as suas categorias, divisões e formatos, formalizadas em campeonatos ou informais, muito superior ao de todos os praticantes profissionais de futebol ou, porventura, de todos os praticantes profissionais em todas as modalidades desportivas.

Não é que entre uma parte dos praticantes amadores não exista competição e mesmo, nalguns casos, por mimetismo, afloramentos do mesmo tipo de males que afligem o “futebolismo”. Mas uma parte significativa destes amadores joga o jogo pelo jogo, num âmbito não mercantil e, acima de tudo, pelo prazer do convívio. Essa realidade do futebol amador, espaço da prática desportiva, que eu chamo de resistência, não é uma criação intelectual mas uma realidade concreta da vida em sociedade.
.

Sem comentários: