sábado, outubro 20

D. JOÃO PECULIAR (I)

O papel de conselheiro para a resolução de problemas concretos e para a orientação da política régia, pelo menos em questões de maior importância, deve ter pertencido sobretudo a D. João Peculiar. O infante encontrou-se com ele pela primeira vez, provavelmente, em 1132, quando preparava , com Telo e Teotónio, a fundação de Santa Cruz. (…)

Afonso deve ter também acompanhado com atenção o relato da viagem que Peculiar fez à França e à Itália em 1135, quando ele, no regresso, lhe terá contado, sem dúvida, como decorrera o Concílio de Pisa e as acções do papa Inocêncio II.(…)

A adesão de Afonso à escolha de João Peculiar para bispo do Porto depois da morte do prelado anterior , D. Hugo, deve, por isso, ter sido decisiva. Não era a primeira vez que Afonso intervinha na designação de um bispo. Em 1128, a seguir à Batalha de S. Mamede, participou na eleição de Bernardo, arcediago de Braga de origem francesa, para Bispo de Coimbra. (…)

A eleição realizou-se, pois, por volta do dia 10 de Junho de 1136, talvez em Coimbra, para evitar uma escolha favorável aos membros do clero portuense adeptos de Gelmírez, que deviam ser bastantes. De facto, embora o pouco escrupuloso arcebispo de Compostela já então tivesse perdido grande parte da influência que exercera no reino de Leão e Castela durante a década de 1120, era ainda respeitado ou temido. Viria a morrer a 6 de Abril de 1140, e a sua sucessão daria lugar a um período muito conturbado da vida eclesiástica compostelana, o que não deixaria de favorecer o episcopado poprtuguês.

In “D. Afonso Henriques” de José Mattoso, ”13 – Os auxiliares”, pgs 130/131. (28). [Fotografia de Abílio Nestor.]
.

Sem comentários: