sábado, abril 5

Prémio para Yoani Sánchez


Todos os que alguma vez lutaram contra uma ditadura sabem o que representa enfrentá-la. Aqueles que decidem enfrentar a ordem que limita ou suprime a liberdade, e amesquinha a dignidade humana, arriscam a sua própria liberdade, senão mesmo a vida. Sou capaz de me colocar no lugar de Yoani Sánchez, autora do blogue ``Generación Y``, quando teve conhecimento que lhe tinha sido atribuído o prémio Ortega y Gasset.

O governo cubano sentirá, por outro lado, a atribuição deste prémio como uma afronta ainda para mais vindo de um país que é, de facto, o seu mais importante aliado económico na Europa - a Espanha. Mas toda a gente já entendeu, mesmo a maioria dos cubanos, que é inevitável e imprescindível uma abertura económica do regime a que se seguirá, certamente, uma abertura política, resta saber, de que natureza.

Tenho seguido, nos últimos tempos, o percurso deste blogue, e da sua autora, agora premiada, empreendendo uma notável luta contra todas as tentativas de extermínio. Uma das razões porque vale a pena a aventura de manter um blogue, como este, concebido, em plena liberdade, é poder ser solidário com aqueles que, de forma séria, clarividente e equilibrada, lutam, em condições adversas, pela liberdade.
.
.

Sem comentários: