sábado, abril 12

OS JORNAIS E A BLOGOSFERA


A imprensa escrita, com assinaláveis perdas de audiência, busca construir um espaço novo interagindo – no caso que interessa – com a blogosfera. O tema é merecedor de reflexão e estudo por especialistas mas não há soluções milagrosas. A imprensa escrita, tal como a conhecemos, vai transformar-se profundamente nos próximos decénios. Não é necessário ser um barra em comunicação para antever o que se vai passar. Está emergindo em força, já não como exercício pioneiro e diletante, uma nova era na qual a comunicação em tempo real já não é sequer monopólio das televisões.
.
Qualquer um de nós tem a experiência pessoal de aceder à informação mais cedo do que os meios de comunicação tradicionais. A sua lentidão chega a ser enervante para qualquer internauta amador, mediano e sénior, como é o meu caso. Quanto mais para os jovens formados na era digital. Alguma imprensa tradicional tenta recuperar audiências através de enlaces com a “imprensa digital”. Pode ser que dê para adiar, ou atenuar, as perdas mas é um pouco como aquela fase dos primórdios do cinema a cores em que se tentou colorir a fita a preto e branco.
.
Não dá porque a revolução tecnológica não vai parar e, pelo contrário, vai acelerar a democratização do acesso à produção e divulgação, simultânea, de conteúdos (maus, assim-assim e de boa qualidade) na blogosfera. Esta dinâmica parece não ter regresso, inviabilizando a apropriação pelo velho modelo de imprensa do novo suporte tecnológico no qual a blogosfera, e não só, explode e se consolida, quer em quantidade, quer em qualidade. A coisa está difícil!

Ver Público e, a partir de ontem, Expresso na blogoesfera.
.

1 comentário:

josé neves disse...

Caro Eduardo Graça,

Deixei de ler o Expresso há mais de 20 anos depois de o ler desde a 1º número. Passei a ler o DN e gora leio o Público e tenho uma vontade enorme de deixar de ler jornais. E também não ouço 1 segundo de rádio(excepto antena 2).E tudo porque todo gato sapato "dá idéias" ou "lições" de catedráticos de "supermarché".
Os blogues do Expresso prometem, vê-los metidos no comércio dos jornais, veremos.
Eles formam um soneto, esperemos que não seja pior o soneto que a emenda.
Adolfo Contreiras