domingo, abril 27

HÁ MAIS VIDA PARA ALÉM DOS INQUÉRITOS


Um inquérito anunciado pelo PR diz que os jovens sabem pouco acerca do 25 de Abril. Passa a ideia que os jovens de hoje são ignorantes. Ponto final. Estas coisas não se discutem. Mas pus-me a pensar acerca de quais as respostas de Cavaco Silva, enquanto jovem, a algumas perguntas.

Qual o primeiro presidente eleito na Primeira República? Qual o primeiro presidente da república do Estado Novo? Ou, a respeito de organizações internacionais, das quais Portugal é membro: quantos países fundaram a OTAN (NATO)? Ou acerca de resultados eleitorais: qual o resultado das “eleições” presidenciais de 1958?

Imagino as respostas de Cavaco Silva em 1959, pelos seus 20 anos! Ao que dizem era um rapaz que não se interessava muito pela política! Eu sei que os tempos eram outros, mas sempre existia a disciplina de OPAN (Organização Política e Administrativa da Nação)! Ninguém lhe dava importância nenhuma!

Então lembrei-me de uma frase de Camus: “Decadência! Os discursos sobre a decadência! O século III antes de Jesus Cristo foi um século de decadência para a Grécia. Ele deu ao mundo a geometria, a física, a astronomia e a trigonometria com Euclides, Arquimedes, Aristarca e Hiparque.” [Cadernos].
.

1 comentário:

mdsol disse...

Além de outras coisas, parece que quem andou a dormir profundamente foi um senhor muito dado a contas e coisas ditas "eficazes" e "pragmáticas" [coloquei as duas palavras entre aspas porque nada tenho contra a cultura do homem eficaz nem contra a contextualização das acções, muito pelo contrário] e responsável por um período muito mau no que toca a política educativa pós 25 de Abril. Estas Madalenas (mal) arrependidas ... [Sem que eu negue a grande importância do conhecimento histórico.]