quarta-feira, agosto 20

PS: COM O PÁSSARO NA MÃO!


No MARGENS DE ERRO pode ler-se um estudo muito interessante intitulado: “Uma previsão dos resultados das eleições legislativas de 2009” de Luís Aguiar-Conraria e Pedro Magalhães. (Deixo aqui os sublinhados que constam da própria publicação.)

A investigação sobre Portugal e outros países mostra que a precisão das previsões que se possam fazer com base nas sondagens está muito dependente da proximidade temporal entre a recolha das intenções de voto e o acto eleitoral.

O que queremos prever no caso das eleições portuguesas? O objectivo fundamental, à semelhança do que sucede na esmagadora maioria dos modelos congéneres, é prever a percentagem de votos no partido do governo em relação ao total de votos válidos, brancos e nulos, assim como estimar se esse valor é suficiente para uma vitória eleitoral.

Vários estudos sobre as intenções de voto e a popularidade dos líderes mostram que os eleitores portugueses são predominantemente retrospectivos, ou seja, castigam ou recompensam os governos de acordo com o desempenho económico passado.

Um estudo recente sobre os eleitorados dos dois principais partidos mostra que o PS tende a sofrer sistematicamente, após as suas passagens pelo governo, uma deserção acentuada por parte do eleitorado de esquerda, na sequência de políticas mais centristas do que aquelas defendidas pela coligação de eleitores que o leva ao poder.

Com base nestes pressupostos, o nosso modelo prevê que o PS venha a obter 38,35% dos votos nas próximas eleições legislativas. A probabilidade de que este valor torne o PS o partido mais votado é superior a 99%.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

O "estudo" pode ser muito interessante para o PS, mas será interessante para Sócrates?
Seria bem mais interessante ver porque é que os portugueses já não dão a maioria ao PS e se o actual primeiro-ministro estará na disposição de governar em maioria relativa...tenho as minhas dúvidas!