domingo, novembro 13

MADRIGAL MELANCÓLICO


Ana Cristina Leite - Galeria ad hoc

O que eu adoro em ti
Não é sua beleza
A beleza é em nós que existe
A beleza é um conceito
E a beleza é triste
Não é triste em si
Mas pelo que há nela
De fragilidade e incerteza

O que eu adoro em ti
Não é a tua inteligência
Mas é o espírito sutil
Tão ágil e tão luminoso
Ave solta no céu matinal da montanha
Nem é tua ciência
Do coração dos homens e das coisas
O que eu adoro em ti
Não é a tua graça musical
Sucessiva e renovada a cada momento
Graça aérea como teu próprio momento
Graça que perturba e que satisfaz

O que eu adoro em ti
Não é a mãe que já perdi
E nem meu pai
O que eu adoro em tua natureza
Não é o profundo instinto matinal
Em teu flanco aberto como uma ferida
Nem a tua pureza. Nem a tua impureza
O que adoro em ti lastima-me e consola-me
O que eu adoro em ti é A VIDA !!!

Manoel Bandeira

CAMUS NA COLECÇÃO DE MÁRIO SOARES


Bernardo Marques (1899-1962) – O Estrangeiro (1954)

Guache sobre papel; inscrição: “colecção miniatura; reduzir e adaptar a formato de edição”. Dedicatória a lápis: “à Dra. Maria de Jesus Barroso e ao Dr. Mário Soares, Janeiro de 1984, João Palma Ferreira”.

Trata-se da maquete para a capa do romance “O Estrangeiro” de Albert Camus, publicado na Colecção Miniatura, Editorial Livros do Brasil, em 1954.

**************
Esta é uma imagem retirada do Catálogo da Exposição “Colecção Mário Soares” efectuada no Museu do Chiado em Fevereiro de1996. Achei curioso encontrar na colecção particular de Mário Soares uma peça referente à obra de Camus embora não seja difícil associar a cultura estética e filosófica de Soares, no essencial, ao pensamento de Camus.

O romance “O Estrangeiro”, o mais celebrado de Camus, foi publicado, originalmente, em Junho de 1942. A sua primeira edição, em Portugal, ocorreu em 1954, ainda antes de lhe ter sido atribuído o Nobel da literatura (1957).

Acerca das críticas ao romance, após a sua edição de estreia, assinalo um apontamento de Camus no Caderno nº 4:

“Da crítica
Três anos para escrever um livro, cinco linhas para o ridicularizar – e citações falsas.”

sábado, novembro 12

MARAN ATHA


Teresa Dias Coelho – Nuvens

(…)
Talvez já amanhã não nos saudemos sob as árvores
e venhas sobre as nuvens
sobre o coração sobre a morte sobre mim

Ruy Belo

MARAN ATHA
Aquele Grande Rio Eufrates

PELOS CABELOS


Fotografia de Viktor Ivanovski in XUPACABRAS

Três acontecimentos políticos marcantes dos últimos dias:

(1) Acórdão do Tribunal da Relação pela não prenuncia de Paulo Pedroso, Herman José e Francisco Alves no chamado caso Casa Pia. Aguarda-se que, nos próximos tempos (anos), seja possível conhecer a verdade, em particular, no que respeita à campanha inculcando na opinião pública a imagem de envolvimento de altos ex-dirigentes do PS neste caso de pedofilia incluindo o seu ex-secretário geral Ferro Rodrigues. Vai começar uma nova etapa.

(2) O PSD votou contra o orçamento de estado para 2006. Esta decisão, atenta a natureza e os objectivos deste orçamento, vai custar muito cara, no futuro, ao PSD e à liderança de Marques Mendes. Ou Marques Mendes já sabe do seu destino, caso Cavaco ganhe as presidenciais, ou espera uma longa penitência do PSD na oposição, ou ambas as coisas, e decidiu armadilhar o caminho de quem lhe vier a suceder. Está a acabar uma etapa.

(3) Manuel Alegre, deputado do PS, não compareceu na discussão e votação do Orçamento para 2006. Escudando-se na liberdade que lhe advém do seu estatuto de deputado e na condição de candidato presidencial demarcou-se, de facto, de tomar posição acerca do mais importante documento orientador da política do governo do seu próprio partido. O partido está no seu coração mas ele está fora do coração do partido. Finito.

A IDADE DE MÁRIO SOARES


Raquel Welch

Uma das linhas de ataque a Soares é a sua idade cronológica. Pululam os comentários, explícitos e implícitos, acerca da “velhice” do candidato Soares. Tentam enxergar-se gafes e posturas em Soares que, ao contrário do que se quer fazer crer, não são uma degenerescência originada pela idade mas uma característica própria da sua maneira de ser e intervir politicamente.

Soares é, hoje, igual a ele próprio. De espantar são as gafes de Cavaco – uma por intervenção – enquanto candidato supostamente jovem. A última foi a de se referir às próximas eleições presidenciais como eleições autárquicas. A comunicação social disfarça e assobia mas Cavaco, mesmo sem a pressão do contraditório, está a mostrar as fragilidades gritantes da sua personalidade para o exercício da função presidencial.

Impressiona, por outro lado, a energia de Soares e a sua disponibilidade para se sujeitar à indignidade da linha de ataque assente na questão da idade. A candidatura de Soares servirá, seja qual for o resultado final das eleições, para dar aos portugueses uma lição de dignidade e civismo afirmando, na prática, que todos temos o direito a desempenhar um papel activo na vida em sociedade até ao fim. Esta não é uma atitude neutra nem menosprezável, antes pelo contrário, a assumpção de uma das mais importantes questões civilizacionais do nosso tempo.

Explorar esta linha de ataque a Soares é o maior erro político que, seja quem for, pode cometer. As sociedades em todo o mundo e, em particular, no ocidente, estão a envelhecer a uma velocidade estonteante. Os mais velhos serão a maioria da população e do eleitorado daqui a muito poucos anos.

Os candidatos mais velhos não só, como no caso de Soares, acumulam mais experiência humana e política, como correspondem, cada vez melhor, ao perfil de uma parte significativa do eleitorado.

Não se entusiasmem demasiado com a s virtudes da juventude e a exploração publicitária do seu mito. O mito da juventude, em boa verdade, em particular, no mundo ocidental, agoniza às mãos do chamado “envelhecimento demográfico”.

E não se esqueçam que Mário Soares é um político “matador” e que essa sua característica se não desvaneceu com o tempo antes pelo contrário parece ter-se refinado.

sexta-feira, novembro 11

ARMISTÍCIO


Assinatura do Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial em 11 de Novembro de 1918.

Celebra-se hoje o aniversário do armistício que encerrou uma das guerras mais dramáticas da história europeia do século XX. Portugal participou com um corpo expedicionário mas a efeméride, no nosso país, estranhamente, não se comemora!...

Portugal na 1ª Grande Guerra in Portal da História

A Revolta do Corpo


Mónica Bellucci

"Ao fim de dois mil anos de cristianismo, a revolta do corpo. Foram precisos dois mil anos para que de novo surgisse a nudez nas praias. Consequentemente, o excesso. E o corpo reencontrou o seu lugar nos usos. Falta ainda dar-lhe de novo o seu lugar na filosofia e na metafísica. É um dos sentidos da convulsão moderna."

Albert Camus

Caderno n.º 5 (Setembro 1945/Abril 1948) – Tradução de António Quadros. Edição “Livros do Brasil”. (A partir da “Carnets”, 1962, Éditions Gallimard).

quinta-feira, novembro 10

RUY BELO


Descobri, por acaso, também um livro acerca de “Ruy Belo: “Coisas do Silêncio”, de Duarte Belo e Rute Figueiredo, editado pela Assírio e Alvim.

Nele além de fotografias, que “pressupõem a ligação da identidade do poeta à identidade dos lugares”, publicam-se excertos da sua poesia cujo formato se adequa, quase na perfeição, à sua divulgação num blogue. Uma forma de a conhecer sem facilidades torneando os excessos eruditos.

Como se diz no posfácio do livro “Os poemas ou excertos de poemas que integram este conjunto de fotografias, funcionam como o traçado de um processo criativo, ou um “mapa” de visita que nos permite descortinar a face de uma paisagem humana desenhada por gestos suspensos entre palavras.

“A minha amada chega no ar dos pinhais
cingida de resina vária como o cedro
e a maresia. Levanta-se lábil
e compromete solene o séquito da aurora
Ou vem sobre os rolos do mar
cheia de infância pequena de destino
(…)

"Condição da Terra"
Aquele Grande Rio Eufrates

quarta-feira, novembro 9

MÁRIO SOARES POR JÚLIO RESENDE


Por acaso descobri, perdido por aqui, um livro muito interessante de que já não me lembrava. Um catálogo de uma exposição, em tempos realizada, no "Museu do Chiado" da colecção particular de pintura de Mário Soares. Assim se redescobre o gosto pela arte de um político que, nesta época, vale a pena chamar à atenção.

Juntar a arte da política activa, ao gosto militante pela arte, não é vulgar e podem muitos estar esquecidos dessa faceta de Mário Soares na hora em que está na moda, entre os saudosistas da “verdadeira esquerda” e também, paradoxalmente, da “verdadeira direita”, atribuir esse predicado a Manuel Alegre, aliás, um produtor de um dos seus géneros, a poesia.

Sem demérito para o poeta, na disputa presidencial, prefiro Soares, o político amante da arte, a Alegre, o artista amante da política.

Naquele catálogo da colecção de Mário Soares, entre muitas obras, reparei em três peças que darei a conhecer a começar por este retrato do próprio Soares da autoria de Júlio Resende.

Imortalidade


Fotografia de Angèle

“Não nascemos para a liberdade. Mas o determinismo é também um erro.”

“Que poderia ser (Que é) a imortalidade para mim? Viver até que o último homem tenha desaparecido da terra. Nada mais.”

Albert Camus

Caderno n.º 5 (Setembro 1945/Abril 1948) – Tradução de António Quadros. Edição “Livros do Brasil”. (A partir da “Carnets”, 1962, Éditions Gallimard).

(Sexto e sétimo fragmentos iniciais do Caderno nº 5 que transcrevi na íntegra respeitando a sua sequência. As transcrições de fragmentos dos Cadernos, a partir de agora, regressam ao formato habitual – sublinhados da releitura actual.)

terça-feira, novembro 8

Também já fui brasileiro


Fotografia de Angèle

Eu também já fui brasileiro
moreno como vocês.
Ponteei viola, guiei forde
e aprendi na mesa dos bares
que o nacionalismo é uma virtude.
Mas há uma hora em que os bares se fecham
e todas as virtudes se negam.

Eu também já fui poeta.
Bastava olhar para mulher,
pensava logo nas estrelas
e outros substantivos celestes.
Mas eram tantas, o céu tamanho,
minha poesia perturbou-se.

Eu também já tive meu ritmo.
Fazia isto, dizia aquilo.
E meus amigos me queriam,
meus inimigos me odiavam.
Eu irônico deslizava
satisfeito de ter meu ritmo.
Mas acabei confundindo tudo.
Hoje não deslizo mais não,
não sou irônico mais não,
não tenho ritmo mais não.

De Alguma poesia (1930)

Carlos Drummond de Andrade

BOTICÁRIO AO FUNDO


PAULA REGO - THE VIVIAN GIRLS WITH WINDMILLS

O Dr. Cordeiro, “boticário mor do reino”, desta vez, está “entalado”. Deve estar na expectativa de que Cavaco, caso vença as presidenciais, venha em seu socorro. E quem sabe!...

Não esqueço a campanha miserável que desencadeou contra Ferro Rodrigues, aquando das eleições de 2002, a propósito da proposta de criação das farmácias sociais …

Ele lá sabia porquê. Agora parece que se aproxima do fim o privilégio do lobby das farmácias, em particular, essa faceta de onzeneiro* do Dr. Cordeiro que lhe foi outorgada no tempo dos governos do Prof. Cavaco Silva.

* ”Que é relativo à onzena, à usura, à cobrança de juros excessivos por dinheiro emprestado; …” (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea – Academia das Ciências de Lisboa.)

Poema carismático


Margarida Delgado in sabor a sal

segunda-feira, novembro 7

TIME


Fotografia in new york on time

Os dias não mudam conforme a nossa vontade
O tempo deles foi marcado algures noutro lado

Os homens não alcançam o ponteiro das horas
O seu espaço é invisível e fora de suas glórias

Lisboa, 24 de Outubro de 2005

ÓDIOS


Hitler und Mussolini am 14. September 1945.

Os presentes acontecimentos de Paris fazem lembrar outros acontecimentos do passado. As revoltas são sempre diferentes conforme a época histórica.

A violência, seja qual for a sua natureza, conduz a dois discursos opostos: o discurso do apaziguamento que os amantes da ordem acusam de fazer o jogo dos revoltosos e o discurso da ordem que os amantes do apaziguamento acusam de acirrar os ódios.

A ordem é um valor estimado e respeitado se servir à maioria. O pior é quando a maioria, em nome da ordem, coloca o poder na mão de bandidos. Cuidado com a “ordem”! Principalmente em nome da ordem pela "ordem", do xenofobismo e do racismo!

Tem acontecido tantas vezes, na história recente, que não há desculpas para quem fraquejar no combate à violência em defesa da democracia. Sem apelos ao ódio e aos ressentimentos.

SOCORRO!


Fiquei assustado a primeira vez que vi este cartaz. Na verdade, não sei porquê, o cartaz é assustador. Não sei mas faz-me lembrar a propaganda de uma força totalitária. Desculpa lá, oh Louçã!

Eu avisei que ia deixar mal impressionados alguns amigos de esquerda com as minhas opiniões e sentimentos acerca das candidaturas presidenciais.

Mas não há paciência nem para o discurso, nem para a imagem, nem para a propaganda do Louçã. Enoja-me. Eu não quero ser olhado, "olhos nos olhos", pelo Louçã!

Como fazer para evitar ser olhado "olhos nos olhos" pelo Louçã? Socorro!

domingo, novembro 6

Razão ...Razões ...


Fotografia de Hélder Gonçalves - RIA DE AVEIRO II

“As pessoas julgam sempre que o suicídio é praticado em nome de uma razão. Mas pode muito bem ser praticado em nome de duas razões.”

Albert Camus

Caderno n.º 5 (Setembro 1945/Abril 1948) – Tradução de António Quadros. Edição “Livros do Brasil”. (A partir da “Carnets”, 1962, Éditions Gallimard).

(Quinto fragmento integral dos primeiros seis deste Caderno nº 5.)

O gosto é livre, as posses não ...


Paula Rego – Galinhas bebés (série Ovos da Lua), 2005
[gravura e água-tinta, 20 x 21 cm]

Um dia destes esqueci-me dos óculos. Pedi uns emprestados a uma colega. Quase perfeitos na graduação. Mas óculos de mulher. Interessante fenómeno. O seu formato feminino na minha cara não escandalizou ninguém. Ou a minha cara não se deu por achada pelo formato feminino dos óculos.

A minha familiaridade com óculos, aros, hastes, lentes, graduações, dioptrias, miopias, vistas cansadas, bifocais, marcas, formatos e correcções é muito forte. Cresci a ver lidar, no quotidiano, com essa realidade. Um dia, ainda rapaz, atrevi-me a dar uma opinião a uma senhora, bem posta na vida, acerca de uns belos óculos de sol que ela se aprontava a comprar ao balcão por detrás do qual estava o meu pai. Recebi uma resposta seca do género: “meta-se na sua vida!”

E não é que os comprou mesmo. Era uma daquelas peças que, naquele tempo, se vendiam só a gente rica e eu pensava que a gente rica não comprava nada ao balcão. Mandava comprar. Ou que aqueles eram uns óculos apenas de figuração.

Fiquei a saber que não se devem dar conselhos acerca de questões de gosto a ninguém. O gosto é livre, as posses não...

sábado, novembro 5

PRESIDENTES, ELIS E OS EFEITOS COLATERIAS DA DITADURA


Elis Regina

Em Portugal, com respeito a Presidentes da República, excluindo a 1ª República (1910/1926), ninguém se queixa de terem sido demais. É interessante observar o sublime e recolhido regozijo dos portugueses perante a durabilidade dos mandatos presidenciais.

Descontados Gomes da Costa, que “comandou” a “revolução nacional”, em 1926, e de António de Spínola, que “comandou” a de 1974, tendo sido rapidamente descartados, Portugal contou, no exercício da função presidencial, no Estado Novo, desde 1926 a 1974, com três Presidentes da República: Óscar Fragoso Carmona, Craveiro Lopes e Américo Thomás (chefes militares respectivamente das forças de “Terra, Ar e Mar”) e, depois do 25 de Abril, com quatro: Costa Gomes, Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.

Verdadeiramente só os três últimos foram eleitos, pelo voto livre dos portugueses, preenchendo, em 2006, 30 anos de vivência democrática.

Curiosamente, desde o fim da 1ª República, até aos nossos dias, no decurso de oitenta anos (80) só dois Presidentes foram civis (Soares e Sampaio), ambos eleitos. Todos os outros foram altos chefes militares ou acabaram sendo altos chefes militares (caso de Eanes). Os seus mandatos, em média, foram longos.

Talvez se possa concluir que o progresso da Pátria não tem ganho grande coisa por estar associado ao autoritarismo que esses militares, em contextos diferentes, protagonizaram nem à durabilidade dos seus mandatos. Curioso, não é? Dá para pensar!

(A foto de Elis Regina, retirada do new york on time, nada tem a ver, aparentemente, com o assunto. É que me veio à memória uma cena que nunca mais esqueci e na qual participei. As ditaduras provocam estranhos fenómenos de cegueira, de distorção da realidade e de injustiça na apreciação do papel dos outros em cada momento. Então não é que um belo dia uma entidade ligada à ditadura se lembrou de promover um espectáculo, em Lisboa, com a Elis Regina e o Jair Rodrigues e o movimento estudantil, não sei porque carga de água, metido em brios de revolta, resolveu boicotá-lo. A Elis e o Jair não entendiam nada do que se estava a passar – via-se-lhes nos rostos espantados - mas o que é verdade é que não houve espectáculo. À Elis, lá onde se encontre, e ao Jair, pela parte que me toca, desculpem!)

REVOLTA


Fotografia de Bogdan Jarocki

“Revolta: Criar para chegar mais perto dos homens? Mas se pouco a pouco a criação nos separa de todos e nos empurra para longe sem a sombra de um amor …”

Albert Camus

Caderno n.º 5 (Setembro 1945/Abril 1948) – Tradução de António Quadros. Edição “Livros do Brasil”. (A partir da “Carnets”, 1962, Éditions Gallimard).