sábado, novembro 12

PELOS CABELOS


Fotografia de Viktor Ivanovski in XUPACABRAS

Três acontecimentos políticos marcantes dos últimos dias:

(1) Acórdão do Tribunal da Relação pela não prenuncia de Paulo Pedroso, Herman José e Francisco Alves no chamado caso Casa Pia. Aguarda-se que, nos próximos tempos (anos), seja possível conhecer a verdade, em particular, no que respeita à campanha inculcando na opinião pública a imagem de envolvimento de altos ex-dirigentes do PS neste caso de pedofilia incluindo o seu ex-secretário geral Ferro Rodrigues. Vai começar uma nova etapa.

(2) O PSD votou contra o orçamento de estado para 2006. Esta decisão, atenta a natureza e os objectivos deste orçamento, vai custar muito cara, no futuro, ao PSD e à liderança de Marques Mendes. Ou Marques Mendes já sabe do seu destino, caso Cavaco ganhe as presidenciais, ou espera uma longa penitência do PSD na oposição, ou ambas as coisas, e decidiu armadilhar o caminho de quem lhe vier a suceder. Está a acabar uma etapa.

(3) Manuel Alegre, deputado do PS, não compareceu na discussão e votação do Orçamento para 2006. Escudando-se na liberdade que lhe advém do seu estatuto de deputado e na condição de candidato presidencial demarcou-se, de facto, de tomar posição acerca do mais importante documento orientador da política do governo do seu próprio partido. O partido está no seu coração mas ele está fora do coração do partido. Finito.