sexta-feira, abril 23

O ESTRANGEIRO

Chegou-me ás mãos uma edição do "O Estrangeiro", de Camus, trazida pelo meu filho da Escola Alemã. A biblioteca da Escola, de vez em quando, coloca fora das suas estantes alguns livros que põe à disposição dos alunos que os queiram, a título definitivo, levar para casa.

Ora sabendo o meu filho da minha paixão por Camus e tendo visto este titulo, que lhe é familiar, deu-mo de presente. É uma edição didáctica, em formato de bolso, muito interessante, em francês, com notas em rodapé em alemão, traduzindo algumas expressões ou palavras do texto original.

Agora vou esperar pacientemente que seja ele a ler a edição que me ofereceu. Está feita à medida das necessidades da sua educação mas numa língua que não conhece. É uma questão de esperar que amadureça e seja capaz de aprender o francês. São muitas línguas para quem, além do português, tem de ser fluente no alemão, condição e razão de ser da frequência de uma escola alemã, e aprender o inglês.

São muitas as dificuldades a vencer para os seus 13 anos. Mas haverá de vencê-las.

Sem comentários: