segunda-feira, junho 9

"A RAÇA"


“A raça”! Estes pequenos sinais são para levar a sério? Pareceu-me que o Presidente da Republica mostrou uma sua característica particular: lida mal com a pressão. Quando os jornalistas lhe quiseram arrancar um comentário – e insistiram – acerca da paralisação dos patrões camionistas saiu-lhe uma palavra (“raça”) seguida de uma frase, (“o dia da raça”) fora do contexto, infeliz e despropositada. Sobreveio uma memória mais antiga! Bom assunto para os psicanalistas. Ora, para os mais distraídos, o “dia da raça” era a designação do “dia de Portugal” nos tempos da outra senhora, da ditadura que, no nosso país, bondosamente, costumamos chamar por “estado novo”! Somos muito dados a estas bondades perante os inimigos da liberdade! E muitos (novos e velhos) ainda por aí passeiam impunes! Felizmente que a democracia é, pela sua natureza, tolerante mesmo para com as gafes do mais alto magistrado da nação que devia zelar, acima de todos, por ela. Neste caso não zelou e deve levar uma repreensão registada. Pelo menos aqui. Não vale grande coisa mas sempre me permite cumprir com um dever de cidadania activa. Desta vez de acordo com o BE. Se fosse o primeiro-ministro Sócrates o autor da gafe caía o Carmo e a Trindade (a Trindade?). E os patrões camionistas, se a paralisação chegar até 4ª feira, o que vão fazer quando chegar a hora do jogo Portugal-República Checa para o europeu? Acho que o acordo vai ser anunciado um tempinho antes do jogo. Mera curiosidade!
.

2 comentários:

MFerrer disse...

Um evidente acto-falhado, uma escorregadela anti-democrática.
Um insulto aos que o elegeram.
A mim não!
E a mais deslavada ausência de cultura democrática.
E vai ele amanhã destribuir as comendas da Liberdade e da República.
Shame on you !
MFerrer

Anónimo disse...

que ele "destribua" as ordens e as comendas.

mas não tente falar de "raças".

sempre o senti pouco à vontade nos seus discursos.

umar tímido em relação ao homem que esteve antes, que tinha um certo "à vontade" para falar de coisas que nos diziam respeito.

jamais esquecerei que foi "ele" o "introdutor" dos mais que famosos "recibos verdes". aqueles que eu passei durante 4 anos ao "instituto".

jamais esquecerei o seu papel em 1986.

acho que o "senhor cartaginês" deveria ter mais cuidado com os seus conceitos políticos.

acho que esse senhor também se devia lembrar que o senhor Pepe e o senhor Deco estão a trabalhar na Suiça.
td