quarta-feira, junho 18

"CUBA ME DÓI"

O Mauro Malin publicou no Museu da Pessoa uma entrevista que Yoani Sánchez lhe concedeu, via telefone. Traduziu-a para português e colocou-a à disposição de todos, com voz áudio. Tendo o Mauro descoberto que me interesso pela realidade de Cuba, e pela sua entrevistada, teve a amabilidade de me enviar uma mensagem de alerta. Obrigada. Vale a pena ler e/ou ouvir pois é uma bela reflexão acerca da vida e da política. Que viva!

Assim fala Yoani Sánchez: “No bairro muito humilde chamado Centro Havana, com uma mistura de marginalidade e gente do povo, onde nasci, cresci até os 15 anos. Tive uma adolescência feliz, tranqüila. Mas o fundamental de minha adolescência foram as aflições materiais, produto da crise econômica cubana.

A faculdade foi um período ao mesmo tempo difícil e lindo. Conheci meu marido, Reinaldo Escobar, e nasceu meu filho, Teo.

Em 2002, a asfixia econômica em Cuba e também a sensação de asfixia pela falta de liberdade me levaram a emigrar para a Suíça. Lá vivi dois anos. Para voltar a morar em Cuba, em 2004, tive que entrar como turista e destruir meu passaporte.

Na minha vida não tenho muitos paradigmas de pessoas importantes ou gente famosa. Ao contrário, sou permanentemente influenciada pelas pequenas pessoas – meus amigos, alguém que compõe uma canção, alguém que me conta algo na rua. E tenho também algumas premissas na vida. Uma delas é cada dia avançar um pouco mais na tolerância. A sociedade cubana necessita que os indivíduos aprendam a tolerar a diferença, as opiniões que não são similares às suas.

Não me agradam os apáticos. Meu país me dói. Se nada me importasse, se eu me alienasse de minha realidade, não escreveria as coisas que escrevo.

Em Cuba, respiramos política, comemos política. Eu me considero uma pessoa que é da sociedade civil, tratando de descrever como vive e de conectar-se com outras pessoas da sociedade civil. Claro, para o governo isso é oposição. Mas eu mesma não me defino como uma opositora.

A questão da comida é, no momento, uma preocupação geral dos cubanos. A maioria dos alimentos necessários para sobreviver não tem um preço correspondente aos salários.

Quase a cada minuto temos que transpor a linha entre a legalidade e a ilegalidade. Em Cuba, o mercado negro é muito importante para sobreviver.

Eu prefiro o anonimato, que nos permite criar com mais tranqüilidade, observar com mais objetividade. E penso que, se os políticos tivessem a intenção de ser mais anônimos, menos espetaculares, os problemas que temos se resolveriam melhor.

Tenho sonhos de viver numa Cuba plural, inclusiva, onde caibamos todos. Quero que meu filho encontre um espaço nesta Cuba onde hoje tantos jovens emigram, que ele não tenha que emigrar para ter uma profissão, para poder ter um teto próprio, manter sua família. Sonho que a sociedade civil cubana desperte, que não se deixe guiar por ideologia nem por líderes carismáticos, e que sinta que o país pertence à sociedade civil, que somos nós os responsáveis pelo que aqui se passa.”

Fiz por telefone uma entrevista de 40 minutos com Yoani Sánchez, no dia 13, depois de ler todos os tópicos de seu blogue. A conversa foi gravada, com autorização dela, e está reproduzida em seguida, dividida em treze partes, para facilitar a audição. Uma tradução para o português acompanha cada parte da gravação.

O segredo do blogue de Yoani Sánchez é que ela tem muito tempo para pensar e pouco tempo para colocar na internet o que escreve. Ou seja, muito tempo para pensar no que publica. Resultado: escreve pouco e bem.

Depois que se ouve essa jovem dizer que tem como premissa avançar a cada dia um pouco mais no caminho da tolerância, não será temerário prever que, seja qual for o desenlace da etapa castrista, Yoani Sánchez terá um papel relevante na sociedade cubana. Boa sorte.
.
Parece que Fidel Castro, o próprio, já deu pela existência de Yoani Sanchez en Generación Y e esta, com suprema ironia, considera que a resposta ao dignitário é Cosas de hombres. Vai daí passa a palavra ao marido, o jornalista Reinaldo Escobar, que responde a Fidel: Sobre el tejado de vidrio . Isto está a aquecer!
.

3 comentários:

Unknown disse...

também eu gostaria que o meu filho não imigrasse um dia para poder viver. Eu não vivo em Cuba vivo num país dos mais ricos do mundo e livre.

Anónimo disse...

Como é possivel um país tão lindo, e não haver liberdade...a maior de todas as riquezas..

galgata disse...

Yo también leí sobre ella!! Pero en castellano jajaja...

Un saludazo para ti, mi primer amigo bloggero :)