quarta-feira, setembro 30

AINDA IREMOS A TEMPO?



Ontem, de forma surpreendente, diga-se o que se disser, surgiu, em todo o seu esplendor, um presidente confessadamente anti-socialista mesmo quando os actuais dirigentes socialistas são considerados de direita pelos que, por sua vez, se consideram verdadeiros socialistas. Complicado? A prédica presidencial de ontem surge como um fenómeno raro, paradoxal e estranho à prática do exercício da função presidencial, no nosso ordenamento constitucional, que sempre, sem excepção, foi fiel ao princípio de que candidato à Presidência, independentemente das suas simpatias partidárias, após eleito, nem que seja por um voto, se torna Presidente de Todos os Portugueses. É este princípio que, inclusive, tem absorvido o impacto potencialmente devastador das derivas presidencialistas emergentes no fim dos segundos mandatos de todos os presidentes. Mas, no caso presente, Cavaco ainda nem chegou ao fim do seu primeiro mandato. Dormindo sobre o tilintar das espadas, cenário que me foi sugerido pelo exercício oratório das 20 de ontem, fiquei sensível a argumentos de futurologia que nunca tinha tomado a sério: será que o Presidente já se decidiu pela sua não recandidatura? E liberto da necessidade de congregar apoios para um futuro combate eleitoral se prepara para desferir um golpe que, em termos simples, consiste em fazer tábua rasa da maioria relativa do PS, em favor da minoria absoluta da direita? Será possível uma interpretação presidencial dos resultados eleitorais que valorize as maiorias conforme a predilecção partidária do presidente? Custa-me a crer mas é tal o desconforto que detecto na maioria das mentes pensantes que escrevo o que porventura deveria silenciar por uma questão de decoro e responsabilidade cidadã. Espero que impere o bom senso! Ainda iremos a tempo?
.

2 comentários:

Luís Maia disse...

Porque será que existem conceitos de socialismo tão vastos ?

Qual é a linha correcta de actuação ? Passa por que princípios ?

Ou já não há ideologia

Sócrates ou Alegre ?

atento disse...

Há muito tempo que o "socialismo" do PS foi metido na gaveta. Mais precisamente em 1977.
Desde Mário Soares que o PS é uma família (la famiglia) que tenta perpetuar a sua influência através de diversas gerações. Por vezes directamente (João, Alfredo, etc.); outras, indirectamente, como agora. Esta semana, Soares veio a terreiro proclamar que Sócrates é "fixe". Como ele.
Não há aqui qualquer réstia de socialismo, mas da manutenção do poder. O PS tornou-se uma dinastia.
Há, em essência, dois tipos de "socialistas" no PS: aqueles que ainda têm ilusões e vêm no PS o partido da democracia e da justiça social; e aqueles (o aparelho, os ex-MES e arrependidos de diversa plumagem) que só desejam que o PS ganhe para não perderem os privilégios. Ou, como dizia o Lampedusa: "é preciso que alguma coisa mude para que tudo fique na mesma".
Não perceber isto é andar mesmo muito distraído.