terça-feira, setembro 8

A AGENDA OCULTA DO BLOCO DE ESQUERDA


Após assistir ao debate entre José Sócrates e Francisco Louçã apeteceu-me sublinhar o parágrafo final do texto de Jorge Nascimento Rodrigues publicado, hoje, no SIMPLEX:

“ (…) O fundo das correntes da "esquerda radical" em Portugal continua a ser o mesmo de há trinta anos atrás, apesar do aggiornamento, da simpatia do sorriso, da presença no parlamento, do uso das eleições democráticas e do recurso aos chamados temas fracturantes (com os quais, eu, por exemplo, estou 100% de acordo) em virtude da incapacidade política do centro-esquerda. Essas correntes - sem com isso querer meter todos os seus aderentes nesse saco - continuam a ser estruturalmente totalitárias quanto ao sentido de sociedade, do exercício do poder e da economia, apesar de alguns segmentos derivarem de políticos que acabaram por sentir na pele o efeito da longa mão do totalitarismo. Em Portugal, a glasnot política e ideológica dessas correntes nunca foi feita. O eurocomunismo foi sempre um epifenómeno em Portugal e a antiga extrema-esquerda pró-albanesa ou trotskysta nunca fez uma cura de desintoxicação ideológica séria."
.

5 comentários:

Luís Maia disse...

Chamar trotskysta hoje a Louçã é o mesmo que chamar marxista a Sócrates, porque infelizmente o não são

atento disse...

Se Louçã (ainda) é trostysta não se sabe. Sabe-se, de certeza, que Sócrates nunca foi socialista.
Logo, há aqui duas visões distintas: uma é socialista (eventualmente trostkysta); a outra não é. Se tem que haver unidade é entre socialistas. Nunca entre socialistas e não-socialistas. Certo?

Anónimo disse...

E já se esqueceram que a base ideológica do Bloc de Esquerda, vai para além do Trotskista Louçã? Já não se lembram do Fazenda e do acordo Fazenda/Louçã para a criação do Bloco de esquerda?
MM

vai tudo abaixo disse...

Já se esqueceram da base ideológica do Sócrates, que foi militante do PSD?

Luís Maia disse...

Espero que ninguém se tenha esquecido da base ideológica de Durão Barroso.
Alguém lhe chamará hoje maoista ?