Fotografia Daqui
Até hoje só pronunciei uma frase acerca da magna questão do novo aeroporto de Lisboa. Foi para dizer que a Portela é uma localização demasiado afastada do centro de Lisboa, os acessos são maus e escassos, nunca foi construída uma ligação do Metro (um dia alguém vai explicar porquê?), a 2ª circular é uma ruela congestionada, em suma, teria sido preferível o Campo Grande aproveitando, por exemplo, os terreno onde, posteriormente, foi construída a Cidade Universitária. Mas agora que já está na Portela, paciência!
É uma beleza ver passar os aviões rente às nossas cabeças, atravessando toda a cidade pelo corredor sul, desde a ponte 25 de Abril, até que um dia, longe vá o agoiro, um se despenhe, por exemplo, em cima do Estádio de Alvalade ou da casa do Dr. Soares, pois, na verdade, por razões que a razão desconhece ainda há quem defenda a solução chamada Portela+1, ou seja, à maneira dos países ricos em soberba, fazer tábua rasa das questões ambientais e de segurança, e, em vez de um, passar a contar com dois aeroportos comerciais em Lisboa.
Mas eis que surge o
Mateus, que estando a preparar a solução Ota, por conta do governo, surge a propagandear a solução Alcochete, que outro destacado técnico, o Viegas, que já não trabalha nos estudos por conta do governo, parece que preparou, por conta da CIP, embora não se saiba ao certo se foi por conta da CIP, um pacote de contra soluções à OTA que vai entregar ao PR que, conforme manda a lei da República, não é tido nem achado nestas matérias.
É assim como se as obras que o Duarte Pacheco mandou construir tivessem sido apresentadas ao Craveiro Lopes, para entalar o Salazar, salvo seja, que, na verdade, parece que nunca concordava com nenhuma grande obra pública porque custavam muito dinheiro – para cima de 200 contos – e ele achava que não faziam falta nenhuma ao progresso da Nação. Haja a Deus! Ora o que o Duarte Pacheco parece que fazia era avançar com as expropriações senão mesmo com as obras, propriamente ditas, e depois todos fingiam que não sabiam de nada e lá se ia fazendo alguma coisinha
Mas, na verdade, o que eu agora queria saber é quanto o estado já gastou em estudos acerca do novo aeroporto de Lisboa. Por mim agradecia que publicassem uma lista com o nome e os montantes auferidos pelas entidades e autores individuais dos referidos estudos. E se estão a pensar realizar mais divulguem, por favor, no caso de ser o Estado, os procedimentos adoptados, os montantes envolvidos, os prazos, as entidades consultadas e aquelas às quais foram, finalmente, adjudicados ou, no caso dos estudos serem por conta de entidades privadas, quem os encomendou e quem os paga.
É que paira um grande nevoeiro sobre o aeroporto de Lisboa! Obrigada.
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