sábado, junho 9

AFONSO HENRIQUES CAVALEIRO

“Como é evidente, a revolta dos barões portucalenses não foi, de início, comandada por Afonso Henriques. Em 1122 ele era demasiado jovem para tomar uma decisão desse género. Resultou, portanto, de um movimento espontâneo da aristocracia portucalense, sem intervenção do príncipe. Como foi que ele resolveu tomar o seu comando?”

“Não é provável que se tivesse deixado envolver no movimento que, segundo a minha hipotética reconstrução, teria sido comandado por seu aio Ermígio Moniz. Mesmo que tenha sido este o seu aio e que vivesse com ele até aos 11 ou 12 anos, deixou, em 1120, de estar na sua dependência, porque, a partir de então, encontramos muitas vezes a sua subscrição nos documentos de D. Teresa. (…)

Até 1127, não se pode apontar nenhum indício seguro de qualquer conflito entre ele e a “rainha”. A evolução dos seus sentimentos deve ter ficado marcada pela cerimónia de investidura como cavaleiro, em 1125 ou 1126, mas as dúvidas acerca das circunstâncias em que esta se deu impedem-nos de estabelecer uma relação clara entre os factos.”
(…)
“Os autores modernos que adoptam uma interpretação voluntarista do papel do infante, e que lhe atribuem desde o princípio a chefia da revolta, como faz, implicitamente, o autor dos
Anais, tendem, por isso, a colocar neste momento o início do afastamento do infante para com a sua mãe e fazem da cerimónia cavaleiresca um acto de rebeldia.”
(…)
“Se aceitarmos a veracidade da referencia ao lugar, (
Zamora) teremos, logicamente, de admitir que a cerimónia se teria realizado com o acordo de D. Teresa, e, dadas as suas relações com Fernão Peres, também com o seu consentimento. Dir-se-ia que se tratava de assegurar os direitos de D. Afonso à sucessão, quem sabe se para apaziguar a oposição dos barões portucalenses ou para prevenir a concorrência de um eventual filho de Teresa e Fernão Peres aos direitos sucessórios do infante.”
(…)
“Todavia, se esta manobra se destinava também, na mente de D. Teresa e dos Travas, a apaziguar os protestos dos nobres portucalenses, não teve o efeito que desejavam. Em vez de esvaziar a sua oposição, teve o efeito contrário, a julgar pela nova vaga de deserções da corte, nesse mesmo ano de 1125, como já vimos.”

In “D. Afonso Henriques” de José Mattoso, ”A investidura de Afonso Henriques como cavaleiro”, pgs. 38/39. (10)
.

Sem comentários: