quarta-feira, abril 9

A ESCOLA EM CUBA


Não sei se os professores, em Portugal, estão muito preocupados com a realidade da escola em Cuba. Sei que existe o mito que em Cuba a educação é uma área de excelência. O regime político vigente em Cuba permite a adopção de medidas e exige o cumprimento de regras que seriam impensáveis numa democracia.
.
Por cá filmes, com cenas de indisciplina nas escolas, tornaram-se um filão para os tablóides apontando, porventura, de forma precipitada, para a decadência da escola pública; em Cuba reina, pelo menos na aparência, a ordem e a disciplina mas, recentemente, mudou o processo de avaliação dos alunos tendo sido adoptados critérios de selecção que beneficiam os mais “integrales”.
.

El conocido escalafón que se confeccionaba a partir de las notas acumuladas durante los tres cursos de la secundaria, ha dejado de existir. En su lugar, el profesor tiene la potestad de asignar –a dedo- quién estudia cada especialidad. Los nueve parámetros que, según el nuevo método de calificación, hacen la integralidad de un joven, son:

1.Asistencia y puntualidad
2. Actitud ante el trabajo
3. Actitud ante el estudio
4. Disciplina
5. Uso adecuado del uniforme y de los atributos pioneriles
6. Manifestaciones y actividades político-patrióticas
7. Participación en actividades culturales y deportivas
8. Cuidado de la propiedad social y del medio ambiente
9. Relaciones humanas

Isto é que é disciplina! Mas deixa no ar uma estranha sensação de regresso aos tempos da escola salazarista e à “Mocidade Portuguesa”. “Lá vamos cantando e rindo … “
.

1 comentário:

MFerrer disse...

Oh diabo ! Não querem lá ver que o ponto 6, do cumprimento das obrigações políticas, me parece também um bocado deslocado ?
Será este o modelo de Escola Pública que o inefável Mário Fogueira, perdão, Nogueira, queria para a Portugal ?
Parecido com a Mocidade Portuguesa ?
Ora essa !