terça-feira, junho 24

PARIDADE

Marina Edith Calvo

A questão da paridade, ou seja, para falar curto e grosso, da participação das mulheres na vida política está consagrada, em Portugal, através da Lei Orgânica n.º 3/2006, de 21 de Agosto.

Lei da paridade: estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais são compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos.

Manuela Ferreira Leite, na composição dos órgãos dirigentes do PSD, deu um sinal negativo à sociedade. Nada a obrigava a fazer diferente mas está obrigada a cumprir, em todas as eleições, no ano de 2009, (e todas se realizam nesse ano), a lei da paridade.

Ora aqui está uma boa oportunidade para o PS dar um passo em frente, colocando-se na vanguarda, a exemplo do PSOE, exigindo a si próprio a constituição de listas verdadeiramente paritárias: 50% homens, 50% mulheres ou, no mínimo, com uma representação feminina sempre acima dos 33% impostos pela lei. Esta não é uma questão de mais ou menos obras públicas mas uma questão da qualidade da própria democracia. Esperemos para ver!
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Manuela Ferreira Leite é uma candidata sem programa, sem garra, sem esperança de chegar ás eleições... Não sei que futuro podemos esperar deste partido, as guerras internas continuam...Penso que Pedro Passos Coelho seria a solução.

Anónimo disse...

Mas a questão é que a Dra Manuela Ferreira Leite acha que essas coisas são banais, sem importância, diria mesmo, ridiculas. As "questões políticas importantes" não têm nada a ver com a paridade...para quê? já lá está ELA! ... o PSD é o primeiro partido que elege uma mulher para Presidente (dizem!) e para mostrar que as mulheres fazem política de forma diferente, para quê paridade? não, ... antes justificar que não se pode tomar posição num determinado momento porque se está a tomar conta do neto! Isso sim, faz a diferença na forma das mulheres fazerem politica! Será que os homens, os políticos não têm netos? Ou será que têm, mas não os visitam, nem brincam com eles, nem dão-lhe afecto, nem...?
MM