sexta-feira, junho 20

UNIÃO EUROPEIA LEVANTA EMBARGO A CUBA

Thomas Dworzak - CUBA. Havana. March 2006. Ripped off government propaganda.

Uma transição pacífica para a democracia política em Cuba – que, pelo menos, aparentemente parece estar longe – não poderia sequer ser equacionada com a continuidade da política de sanções quer por parte da UE, quer dos Estados Unidos.

É mais fácil começar pela UE, com a Espanha na alinha da frente, mas Obama, caso seja eleito, também pode vir a influenciar, fortemente, a quebra do isolamento político de Cuba.

O regime cubano já deu mostras de estar disponível para encetar uma política de reformas pressionado pela situação de descontentamento, cada vez mais alargada, em sectores diversificados da sociedade cubana.

Para que essas reformas avancem e se aprofundem, nos planos económico e político, os embargos, sanções e medidas de isolamento, por parte de países ou blocos de países, não ajudam nada.
.
Estados Unidos, Europa y los Derechos Humanos - Fidel desdenha da abertura política anunciada pela UE face a Cuba. Quererá Fidel que o mundo se renda às virtudes do seu regime? Advogue a aprovação de uma lei da liberdade de imprensa em Cuba ou uma amnistia para os presos políticos. Essas medidas básicas e elementares em qualquer abertura democrática. Não o faz e mesmo assim desdenha da abertura política anunciada pela UE!
.

Sem comentários: