sexta-feira, março 26

Um livro de Lorca (IV)

Neste último excerto, José Viale Moutinho, no texto de apresentação do livro de Federico García Lorca intitulado: "ALOCUÇÃO AO POVO DA ALDEIA DE FUENTEVAQUEROS", conclui:

Recomendando-lhes uma visita à casa natal de Federico García Lorca em Fuentevaqueros, nos arredores de Granada, recordo-lhes também a leitura do seu livrinho "Seis Poemas Galegos", que ele escreveu como reflexo das duas vezes que esteve na Galiza. Este livro foi publicado por Anxel Casal, editor e que foi o último alcaide republicano de Santiago de Compostela.

Quis a sorte que Lorca e o seu editor galego fossem assassinados no mesmo dia, eles e centenas, milhares de outros republicanos espanhóis. E foram mortos apenas porque eram gente de bem, homens para quem a II República constituía um instrumento para construir a felicidade dos seus povos.

Um dia pude deixar um cravo na campa de Anxel Casal, porém, como disse, não se sabe onde efectivamente se encontram os restos mortais de Federico García Lorca, os restos deles e de uns quantos que no mesmo dia, à mesma hora e no mesmo secreto sítio, foram abatidos pela sanha dos fascistas incondicionais de Queipo de Llano, esbirro sinistro do tenebroso Franco que se fez enterrar no monumento Valle de los Caídos, arredores de Madrid, uma construção onde foi utilizado o trabalho escravo de republicanos condenados à miséria.

Para que conste."

José Viale Moutinho: excerto da apresentação do livro ALOCUÇÃO AO POVO DA ALDEIA DE FUENTEVAQUEROS, de Federico Garcia Lorca, editado pelo Sector Intelectual da DORP do PCP, Auditório da Junta de Freguesia de Massarelos.


Sem comentários: