sexta-feira, julho 23

"Presidência Aberta" - 6

A visita à terra que me viu nascer é também um reencontro familiar. Nesta terra, a mais a sul de Portugal, continuam a residir e a trabalhar a maior parte dos membros da minha família e também os de minha mulher.

Nas nossas famílias coexistem diversas preferências partidárias e ideologias políticas. Trocam-se opiniões, em ambiente cordato, ouvem-se os argumentos contrários, omitem-se as palavras mais fortes, exercita-se em suma, a cidadania que a democracia impõe e exige.

Nem a mais tumultuosa das crises políticas faz vacilar o espírito de compreensão recíproca ou o essencial dos laços da solidariedade familiar. No dia 13 de Julho, 3ª feira, o jantar foi em casa de uma minha cunhada.

Casa nova. No hall térreo recebi um telefonema que me fez atrasar a entrada no elevador. Fiquei só uns instantes e finalmente subi. Saí no 3º andar, vi uma porta aberta e entrei. Pareceu-me ver passar na varanda de fronte da sala, excelentemente equipada, o meu filho.

Fui na sua direcção e deparei-me com uma senhora que não conhecia. "Olá, boa noite...". A senhora respondeu-me, como se estivesse frente a um velho conhecido, "boa noite". Venho para jantar com ... A reacção da senhora foi de espanto e, finalmente, estranhei a situação.

Após uns minutos de hesitação pedi desculpa e subi ao andar certo...que era o 4º. Falta de segurança? Governo para quê?

Sem comentários: