domingo, julho 4

Ganhaaaaamos (7)

O futebol é uma realidade que sempre me fascinou. Quando era criança ia, muitas vezes, ao Estádio de S. Luiz, em Faro, ver os treinos do Farense. O Estádio fica perto da casa onde vivia. Conhecia todos os jogadores.

O Benje na baliza era um lince. O Balela, agora treinador. O "Tarro" um espanhol goleador de primeira água. Num jogo de apuramento para a 1ª divisão, julgo que com o Salgueiros, no Porto, deu um murro no árbitro e foi irradiado. A injustiça às vezes é difícil de suportar.

O Reina, defesa lateral, duro entre os duros, vejo-o sempre na rua quando vou a Faro. O Simões de quem já ninguém se lembra. O Rato e o Isaurindo, guarda redes, de grande categoria, mais antigos. O Vinueza, espanhol, de primeira. O Ventura, defesa central, de personalidade vincada. O Gil, mais recente, internacional brasileiro.

Apanhei boladas atrás das balizas que nunca contei a ninguém e me fizeram andar tonto dias e dias. Ver o jogo perto dos jogadores tem uma respiração única e empolgante. O futebol é jogado com os pés, com a cabeça e todo o corpo, com excepção das mãos. O guarda- redes é o único que joga com todas as partes do corpo (mas só dentro da grande área). Vem de ser jogado com os pés o encanto do futebol. Os pés são uma das partes mais inábeis do corpo.

Hoje somos livres de pensar o que quisermos acerca da final de amanhã. Vamos ser campeões? Cuidado que os gregos são manhosos. Aconteça o que acontecer assinalo esta bonita frase de Maniche que diz quase tudo acerca do significado do EURO-2004: "Fala-se muito dos jogadores de forma negativa, que ganham muito dinheiro, mas, hoje, verificamos que o futebol é muito importante para as pessoas. Fico feliz por poder contribuir para que muitas famílias fiquem felizes".

Sem comentários: