sexta-feira, abril 22

"Quantos esforços desmedidos para ser apenas normal!..."


«Honny soit qui mal y pense» [1880/1902, Gravura, Album das Glorias - Caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905)]. O caricaturado, Eça de Queirós, nasceu na Póvoa de Varzim em 25 de Novembro de 1845. In O Portal da História.

No dia 6 de Julho de 2004, em “Citações-9”, assinalo episódios que me ajudaram a cimentar a ideia da existência de uma crescente crispação na sociedade portuguesa à beira da revolta. O futuro havia de confirmar que o PSD tinha ficado refém do PP. Que o PP, a extrema direita em versão pós-moderna, populista e “beata”, havia sobrestimado a sua própria influência social e política. O “povo é sereno” mas não é parvo... e, nesse dia, escrevi:

Os discursos e as faces dos dirigentes da direita apresentam sinais de instabilidade. O povo, como diria o Almirante Pinheiro de Azevedo "é sereno". O povo apresenta sinais de estabilidade, apesar do sofrimento.

Lembro-me do que me disse um taxista no Porto, umas semanas atrás: "impressiona-me o que vejo todos os dias - as pessoas a falar sozinhas. Então as crianças!". E outro: "Um dia destes vai haver uma revolta popular". Sinais de crispação crescente. Todos aqueles que ouvem, vêem e sentem, como cidadãos comuns, tiveram experiências de sobra da silenciosa revolta que crescia.

A direita populista não está para nascer com Santana Lopes. Já está instalada no poder há muito. A diferença é que até à demissão de Durão Barroso estava na fase da " guerra de guerrilha". Circunscrita em bolsas preparando o terreno para a ofensiva final.

O objectivo de PP e do seu aliado PSL é a conquista do poder. Absoluto. Neste momento tentam o assalto final. Mas para isso têm que mostrar o seu verdadeiro rosto, a sua verdadeira ideologia, os seus verdadeiros alinhamentos internos e internacionais.

O rosto de Durão Barroso, ontem, à saída de Belém, era o de um derrotado. A fotografia da direita populista, a que conquistou a liderança da direita, qual "polaroid" instantânea, vai ganhando contornos cada vez mais claros: é o "pós- fascismo", à portuguesa. Cuidado...

A citação do dia: "Novembro - 32 anos. A inclinação mais natural do homem é a de se aniquilar e toda a gente com ele. Quantos esforços desmedidos para ser apenas normal! ..."

(Albert Camus, "Cadernos" - Caderno nº 5 - Setembro 1945/Abril de 1948 - Livros do Brasil)

Sem comentários: