quarta-feira, julho 13

ESCOLA DA PONTE


Fotografia de Margarida Delgado in Sabor a Sal

APRESENTANDO A ESCOLA DA PONTE - Para aqueles que se interessam pelas questões da educação – não só em Portugal – e, em especial, para cumprir uma promessa que fiz à Sylvia Gomes, Niteroi, Rio de Janeiro.

Eis a rúbrica "Caixinha dos Segredos" retirada do site daquela Escola:

Como o objectivo dos objectivos é fazer das crianças pessoas felizes, foi instituída uma "caixinha dos segredos". É aí que a pesquisa das almas inquietas (indisciplinadas?) começa. Na caixa de papelão, os alunos deixam recados, cartas, pedidos de ajuda. A "caixinha dos segredos" ensina os professores a reaprender. É que nem sempre o que parece ser "indisciplina" o é. Os "recados-segredos" provam-no:

"Todas as manhãs, o Arnaldo já chega cansado de duas horas de trabalho. Antes de rumar à escola, o Rui foi ao lavrador buscar o leite, levou os irmãos mais pequenos ao infantário, fez os recados da Dona Alice, arrumou a casa toda. O Carlos falta quase todas as tardes. O pai manda-o distribuir por toda a vila as folhas que dão notícia dos falecimentos da véspera, ou tem que carregar as alfaias dos funerais".

2 comentários:

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Cartoons sex all free hardcore george c scott dvd ful screen

Itaciara disse...

Eu faço curso normal, quero ser uma professora, no futuro uma educadora...minha professora de psicologia mandou minha turma fazer um trab sobre a escola da ponte e no entanto tenhu pesquisado muito sobre ela, e me intereçou bastante eu queria saber por onde no brasil existem escolas como essa e se é possivel organizar uma escursão para ha conhecermos melhor?

email: itaciara_ita@yahoo.com.br

espero resposta por email!