sábado, novembro 12

A IDADE DE MÁRIO SOARES


Raquel Welch

Uma das linhas de ataque a Soares é a sua idade cronológica. Pululam os comentários, explícitos e implícitos, acerca da “velhice” do candidato Soares. Tentam enxergar-se gafes e posturas em Soares que, ao contrário do que se quer fazer crer, não são uma degenerescência originada pela idade mas uma característica própria da sua maneira de ser e intervir politicamente.

Soares é, hoje, igual a ele próprio. De espantar são as gafes de Cavaco – uma por intervenção – enquanto candidato supostamente jovem. A última foi a de se referir às próximas eleições presidenciais como eleições autárquicas. A comunicação social disfarça e assobia mas Cavaco, mesmo sem a pressão do contraditório, está a mostrar as fragilidades gritantes da sua personalidade para o exercício da função presidencial.

Impressiona, por outro lado, a energia de Soares e a sua disponibilidade para se sujeitar à indignidade da linha de ataque assente na questão da idade. A candidatura de Soares servirá, seja qual for o resultado final das eleições, para dar aos portugueses uma lição de dignidade e civismo afirmando, na prática, que todos temos o direito a desempenhar um papel activo na vida em sociedade até ao fim. Esta não é uma atitude neutra nem menosprezável, antes pelo contrário, a assumpção de uma das mais importantes questões civilizacionais do nosso tempo.

Explorar esta linha de ataque a Soares é o maior erro político que, seja quem for, pode cometer. As sociedades em todo o mundo e, em particular, no ocidente, estão a envelhecer a uma velocidade estonteante. Os mais velhos serão a maioria da população e do eleitorado daqui a muito poucos anos.

Os candidatos mais velhos não só, como no caso de Soares, acumulam mais experiência humana e política, como correspondem, cada vez melhor, ao perfil de uma parte significativa do eleitorado.

Não se entusiasmem demasiado com a s virtudes da juventude e a exploração publicitária do seu mito. O mito da juventude, em boa verdade, em particular, no mundo ocidental, agoniza às mãos do chamado “envelhecimento demográfico”.

E não se esqueçam que Mário Soares é um político “matador” e que essa sua característica se não desvaneceu com o tempo antes pelo contrário parece ter-se refinado.

Sem comentários: