domingo, novembro 20

A Candidatura de Norton de Matos (1949)


Possuo na minha pequena biblioteca quatro livros do General Norton de Matos. Os temas neles tratados só aparentemente são arqueológicos. Os livros são:

- “Os Dois Primeiros Meses da Minha Candidatura à Presidência da República” Edição de Autor (1949);

- “Mais Quatro Meses da Minha Candidatura à Presidência da República” Edição de Autor (1949);

- “Memórias e Trabalhos da Minha Vida” – Volumes I e II – Editora Marítimo Colonial Lda. (1944);

Já uma vez falei neles, ou parte deles, mas o contexto político era outro. O que fez mudar a situação é o facto de o Dr. Mário Soares se ter candidatado à Presidência da República tal como aconteceu com Norton de Matos.

O General Norton de Matos, à data da sua candidatura, também tinha 80 anos (nasceu em 23 de Março de 1867) e, segundo o seu relato, foram a “grandeza e o inesperado das felicitações” pela passagem dos seus 80 anos, em Março de 1947, que o levaram a considerar a candidatura presidencial. Curiosamente foi desenhado por Júlio Pomar tal como havia de acontecer, posteriormente, com Mário Soares.

A campanha eleitoral começou, oficialmente, a 3 de Janeiro de 1949, e as eleições realizaram-se em 13 de Fevereiro, tendo o general Carmona sido reeleito e Norton de Matos desistido no dia anterior. A próxima campanha eleitoral começará também em Janeiro e a segunda volta, caso se realize, decorrerá num dia próximo de 13 Fevereiro de 2006.

Mário Soares (aos 22 anos) foi membro da “Comissão dos Serviços Centrais da Candidatura” de Norton de Matos de que faziam parte, entre outros, o Prof. Mário de Azevedo Gomes, Dr. Luís da Câmara Reis, Engº Tito de Morais, Dr. Jacinto Simões, Rodrigo de Abreu e Lima e Manuel Mendes.

É claro que os tempos mudaram. Hoje não há ditadura nem se desenham no horizonte perigos para o regime democrático. Mas uma candidatura no contexto da democracia portuguesa contemporânea, ao contrário daquele tempo, em que se constituía como um acto corajoso de resistência à ditadura, tem a vantagem extraordinária de exigir o debate, o confronto livre de ideias, de dispor de uma imprensa livre e de se resolver pelo voto universal e directo, em liberdade, dos portugueses.

Norton de Matos desistiu, tantos eram os entraves a uma candidatura democrática, tolerada pela ditadura, mas Mário Soares não desistirá apesar de Cavaco assumir, subliminarmente, uma postura de “candidato único” papel que Carmona desempenhou, na perfeição, em 1949.