quinta-feira, novembro 3

A DIREITA SABE AO QUE VEM


Mercúrio

Anda toda a gente à volta das questões mais importantes que estão em causa nestas eleições presidenciais. Mas poucos se atrevem a falar claro colocando os pontos nos ii.

A direita que apoiou os governos de Durão Barroso e de Santana Lopes – pois não há outra – é a mesma que apoia Cavaco Silva. O objectivo político da direita – muito legitimamente – é a conquista do poder. A candidatura de Cavaco é um instrumento dessa estratégia. A autonomia da sua candidatura, face ao PSD, é muito limitada. Vide o surgimento de Manuela Ferreira Leite e Dias Loureiro, com todo o destaque, na Comissão Política da candidatura.

O primeiro objectivo, em curso, é isolar Mário Soares. O segundo é ganhar à primeira volta para mostrar força. O terceiro é desgastar o governo socialista de Sócrates. O quarto é tomar o poder no PSD mudando a sua liderança. O quinto é reconstruir uma maioria política a partir dessa nova liderança com, ou sem, o CDS/PP. O sexto é ganhar as próximas eleições legislativas (antecipadas ou não) de preferência depois do governo PS ter saneado as finanças públicas ganhando em troca uma imensa impopularidade.

Em síntese: tornar um facto natural o advento de “Uma Maioria, Um Governo, Um Presidente”.

O reforço da componente presidencialista do regime, a seu tempo, se verá conforme os contornos da desejada maioria presidencial e a dimensão da adesão popular aos seus encantos messiânicos.

Os negócios em vista esses aguardam já impacientes numa interminável fila de espera.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.