sexta-feira, novembro 18

DIFERENTE ... OU TALVEZ NÃO!

Posted by Picasa Desenho de Mário Soares por Júlio Pomar [22 Junho 47] Catálogo
“Colecção Mário Soares” – Museu do Chiado

“A campanha de Cavaco Silva é diferente de todas as outras.” Diz José Pacheco Pereira no Abrupto, reproduzindo artigo do “Público”.

Diria que todas, e cada uma, das campanhas são diferentes das outras. O problema que valeria a pena assinalar, e onde está toda a diferença, é que o Cavaco de hoje não é diferente do Cavaco de há dez anos atrás. É a sua desvantagem. Por isso os seus consultores o aconselham a que não apareça e fale o menos possível.

Com Soares acontece o contrário. O Soares, de hoje, é diferente do Soares de há 10 ou 20 anos atrás. Por isso os seus consultores o aconselham a que apareça muito e fale todos os dias.

É a diferença entre quem acompanha a evolução da história correndo os riscos inerentes à mudança e quem estagnou, não mudou nada, rigorosamente nada, permanecendo impermeável à mudança.

Quanto à tentativa de colar Soares a uma imaginária candidatura do Bloco de Esquerda é mais própria de um propagandista do que de um historiador. É uma verrina (*) transformada em argumento.

(*) “Censura ou exprobação violenta contra alguém feita em geral em discurso público ou por escrito”.

Sem comentários: