segunda-feira, dezembro 18

JORGE VASCONCELOS

Posted by Picasa Imagem daqui

Acabei de ler a notícia que o governo “dispensou” Jorge Vasconcelos impedindo, assim, a sua ida ao parlamento conforme estava previsto.

Parece-me o culminar de um episódio triste em que o ministro da Economia, e o governo, perderam em toda a linha perante a plena afirmação da independência de uma entidade reguladora.

Jorge Vasconcelos foi publicamente acusado de se preparar para auferir uma reforma milionária. Foi essa a notícia do “Correio da Manhã” amplificada por todo a comunicação social. A notícia veio a verificar-se não corresponder à verdade. Mas depois de ser colocada na manchete do “Correio da Manhã” … o costume!

Conheço o antigo presidente da entidade reguladora da energia através de uma sua filha que, por acaso, é colega do meu filho. Um conhecimento pouco profundo mas suficiente para saber, de certeza certa, que estamos perante um caso em que a “má moeda” expulsa a “boa moeda”.

Como sei, por experiência própria, alguns governantes, seja qual for o governo, são incapazes de conviver com a independência dos gestores e, pior do que isso, não se coíbem de lançar lama para cima deles quando se recusam a “falar pela voz do dono”.

Acerca da independência, probidade pessoal e profissional de Jorge Vasconcelos não tenho qualquer dúvida mas o mesmo já não seria capaz de jurar de alguns membros dos governos o que, aliás, a experiência passada plenamente ilustra. Fica para memória futura… como um mau sinal dos caminhos da governação socialista.

Sem comentários: