terça-feira, dezembro 5

O "BOLIVARISMO" DE CHÁVEZ


Assinalei o resultado das eleições presidenciais na Venezuela. Aqui fica um breve comentário. Chávez ganhou porque o povo o elegeu segundo os princípios democráticos consagrados pelas democracias ocidentais. Nada a apontar.

Mas a legitimidade democrática da vitória eleitoral de Chávez não torna a sua política e o seu discurso, de raiz populista, menos preocupantes:

Convenhamos que é assustador! Ficamos a saber que ainda se fabricam ideologias fundadas numa espécie de terror vermelho. Sem disfarces.

Não há volta a dar. Mais dia, menos dia a “revolução bolivarista”, de Chávez, como outras que despontam na América Latina, vão desembocar em tragédia. O petróleo – e os outros recursos naturais – não são eternos e Bush ainda menos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva Eduardo,
Quase certo de que será como tu prevês :"...desembocará numa tragédia " !
A insistência em "remakes" é preocupante.
Farei um link no meu blog...se não te importas.
Abraços

Anónimo disse...

De fato, Ed, é preocupante. Mas provém de um grande movimento de esquerda que ganhou eleições por toda a América Latina. Isso significa que o neoliberalismo, por aqui, não deu certo. Essa é a primeira consequência lógica, política e econômica da implantação massiva e perversa do neoliberalismo na AL...

Mas a pergunta "para onde vamos" é realmente boa... Não deixa de ser interessante, por exemplo, a declaração de Chavez de q o modelo de desenvolvimento da Venezuela é "endógeno", visa a estrutura interna pela estrutura interna, sem recorrência necessária aos investimenots externos. Isso é ser por demais independente para q os USA possa aceitar...

Dentre tudo, gostaria que a AL desembocasse em qualquer coisa que não a tragédia...