quinta-feira, dezembro 14

FORD PREFECT

Posted by Picasa Ford Prefect – Fotografia de Família

As fotografias de família confrontam-nos com as memórias. Reconciliam-nos ou antagonizam-nos connosco no contexto da família a que pertencemos. O colectivo e o individual misturam-se na poeira do tempo. São imagens que reflectem fragmentos da vida captados em fracções de segundos.

Sempre me reconcilio com a memória quando olho as fotografias de família. Na diversidade das diversas famílias a que pertenço. Outros lidam mal com elas e horrorizam-se quando vasculham no baú da memória.

A partir dos finais dos anos 40 o meu pai adquiriu três objectos de culto: a moto “Norton”, a máquina fotográfica “Kodak” e o automóvel “Ford Prefect”.

Esta é uma fotografia rara retratando um objecto: o “Ford Prefect” surge como se fosse um membro da família. Matrícula LH-14-11. Uma matrícula que, ao contrário de outras, nunca mais esqueci.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta fotografia fez-me pensar no primeiro carro de que me lembro, como são as nossas associações de ideias!

Era um Citroen - as famosas arrastadeiras - e eu que nunca soube de cor a matrícula dos meus carros ainda hoje sei a desse: GI-15-95.

Dele resta-me uma miniatura que um dia ofereci ao meu pai.

Aldina Duarte disse...

Até hoje só sei distinguir um carro por motivos afectivos muito fortes (ainda assim nunca decorei a matricula nem a marca, mas não é preciso!), mas este carro na fotografia aqui publicada é sem dúvida o carro do meu imaginário infantil, tenho a sua imagem gravada em filmes e em ilustrações de livros a preto e branco!

Até sempre

Anónimo disse...

Um luxo, à época! Os meus, andava tudo a tunantes e descalsos!

Alfredo Dias disse...

Olá. Sou do Brasil. A partir dos anos 50 meu pai também teve seus objetos de desejo: motos não gostava, a camera fotográfica era Zeiss e o carro o Prefect. Antes do advento do Volkswagen Beetle (ou Fusca com dizemos aqui) o Prefect mandava. O do meu pai era verde e a placa 7-51-14. Não me lembro da placa do meu atual carro mas a do Prefect .......