sexta-feira, março 30

OS GARROCHINHOS

Posted by PicasaA Defesa de Faro

Um comentário que deixei lá a propósito dos barbeiros da minha meninice.

A barbearia dos meus suplícios juvenis era ali um pouco mais para cima naquela rua que desce no alinhamento da do Alportel paralela à Coelho de Melo onde era a casa de meus pais. A barbearia era dos Garrochinhos (pai e filho). O filho era muito mais alto do que o pai que por sua vez tinha um filho que nunca mais vi. Veio para Lisboa ser enfermeiro parece-me que no Júlio de Matos. O Garrochinho barbeiro filho também era árbitro de futebol e no “corte à escovinha” calhava-me ora o pai ora o filho. Mas não fazia nenhuma diferença o suplício que me causava o exercício do mister. Não gostava de ficar preso na cadeira. Não gostava que pessoas estranhas me mexessem na cabeça. A cadeira era como aquela da fotografia antiga. Foi a maior tortura da minha meninice. Fiquei com fobia às batas brancas. Ainda hoje não me dou bem com a visão delas. O meu dentista amigo e companheiro de escola o Bexiga já sabe e a bata dele é verde. Ao barbeiro deixei praticamente de ir. Também para cortar o quê? Mas vou viver com os Garrochinhos à volta da minha cabeça a vida toda.

1 comentário:

Anónimo disse...

Suponho que vou sabendo mais da tua terra e das suas gentes, de uma forma ou de outra, que alguma vez soube da minha. E é bom percorrer lugares e pessoas que a memória e o afecto - a dos outros e a nossa - guardam, por qualquer razão, sem falha. O barbeiro "de bairro" (também tive e tenho o meu)é uma instituição. Vai continuando. Abraço.