quinta-feira, agosto 9

CUBA - Uma manga cara mas saborosa

Posted by PicasaFotografia daqui

Havana. Sento-me numa esplanada buscando uma sombra que me defenda do calor. A meu lado um casal bebe cerveja. O homem, já entrado, em tudo, cordial, logo me pergunta de onde venho: Portugal! À minha revelação responde com prontidão: estive em Angola dois anos como médico. Fiquei maluco. Passei dois meses em Lisboa. Uma beleza de cidade. Os passeios com aquelas pedras miudinhas...

A companheira de mesa, muito mais jovem, não dizia palavra. Seria filha? Ingenuidade minha. Era, segundo ele, enfermeira no hospital onde ambos trabalhavam. Ganha-se mal e retirava da maleta, que mantinha ao alcance da mão, mais uma cerveja que sempre me oferecia. Eu recusava. A certa altura pergunto-lhe se tinha alguma nota de três pesos cubanos. Pediu-me que esperasse pois a companheira tinha idos aos ”banhos”.

Quando a jovem regressou segredou-lhe o meu pedido. A nota de três pesos não é nada fácil de encontrar. É aquela que ostenta a esfinge do Che. Em Cuba existem, hoje, na prática, duas moedas: o peso cubano e o “peso convertível”. Um “convertível” vale 24 “pesos cubanos” e foi criado, de facto, para substituir o dólar. Os salários são pagos em pesos cubanos. A partir de 2004 o dólar passou a ser penalizado com uma taxa de 11% face ao “peso convertível” e o euro estava a valer 1,22 “convertíveis”.

Finalmente o médico lá desencantou uma outra nota que não a do Che e ofereceu-ma. Quis pagar-lhe mas, à primeira, não aceitou. Mais tarde, surpresa das surpresas, com a chegada da minha família, retirou da maleta não uma cerveja mas uma manga, que fez questão de nos ofertar. À despedida, discretamente, passei-lhe para a mão cinco “pesos convertíveis”. Aceitou-os como se fosse a contrapartida de um negócio com um fim anunciado.

Mais tarde pudemos certificar-nos que a manga era, na verdade, tão saborosa como a vida é difícil em Cuba! (Continua)

Ler “Viagem a Cuba”, por Luiz Zanin, uma interessante opinião de viagem que subscrevo quase na íntegra.
.

1 comentário:

Luís Maia disse...

Falando em médicos pergunto é aceitável, que o Estado cubano gaste imenso a formar um médico,(A formação universitária não é paga pela família é paga pelo esforço do toda a gente), e depois do curso concluído seja possível ei ganhar a SUA vida para os States e abandonar o povo que lhe pagou para se formar.
Talvez essa prisão pudesse ter um limite temporal (não sei se tem), mas uns anitos de serviço ao País não pode deixar de ser obrigatório.