segunda-feira, agosto 13

A FESTA DO FUTEBOL


Fotografia de A Defesa de Faro

Está de regresso a festa do futebol. Vezes demais estragada com jogos de bastidores, polémicas e paixões irracionais. Assinalo a efeméride porque o futebol, apesar do descrédito, me diverte e dá prazer. É um daqueles espectáculos que nunca me cansam. São tantas as variantes que ocorrem num jogo que a novidade sempre se sobrepõe à rotina. Paixão antiga que não se apagará jamais. Que havemos de fazer!

(A fotografia é de um jogo Farense (este ano na disputa da 1ª Divisão Regional do Algarve) com o Sporting, certamente nos inícios dos anos 70, disputado no Estádio de Alvalade, na qual se reconhecem, à primeira, Hilário (o nº3 do Sporting), Mirobaldo e Sério (do Farense) e julgo que Damas e Laranjeira do Sporting que já estava a ganhar por 2-0.)
.
"ESTÁ CERTISSIMO! HILARIO, MIROBALDO,SÉRIO,DAMAS E LARANJEIRA. PARABÉNS! Carlos Sério " . O Carlos Sério, num comentário no A Defesa de Faro, confirma a identificação dos protagonistas. Retirei as interrogações. Só falta confirmar em que Estádio decorreu o jogo.
.
Um comentário do Luis Filipe aponta a solução da última dúvida. Acho que ele tem razão: Parece-me que o campo era o do já demolido Estádio José Alvalade, antes da construção da Bancada Nova. A foto tem como 'pano de fundo' a chamada zona do peão. Quanto à data, só poderá ser uma de duas : 1971/72 (SCP-SCF = 2-0) ou 1972/73 (SCP-SCF = 4-0). Inclino-me mais para a 2ª data, por puro instinto ...Oxalá o Farense recupere depressa a sua antiga posição desportiva. [Acho que foi na época de 71/72. Na época seguinte o Hilário só jogou 2 jogos no campeonato.]
.
O Carlos Maria, em comentário, confirma Alvalade mas apresenta legítimas dúvidas: Só mais uma achega para identificação do estádio. Parece, de facto, o velho peão do Estádio de Alvalade. Julgo entrever, de alguma forma, a velha pista de atletismo, de cinza. Mas não se vê a pista de ciclismo que, nessa altura, ainda existia. Estaria "invadida" por espectadores, como algumas vezes vi, em grandes jogos? Ou o ângulo da fotografia não é propício? A verdade é que, sem qualquer desprimor para o Farense, não me parece que o estádio estivesse assim tão cheio que justificasse "invasão". E daí, quem sabe? Vi isso contra o Porto, por exemplo e creio que contra uma grande equipa da Académica, por exemplo. Aqui entre nós, pergunto a mim próprio o que ia eu fazer a Alvalade, sem o Benfica ...?Em suma: não creio que seja o Estádio de S. Luís, que não tinha pistas. Mas será mesmo Alvalade? [Talvez o Carlos Sério posso esclarecer a coisa!]
.

6 comentários:

Luís Maia disse...

Comungo a mesma paixão antiga.
Não tenho dúvidas que na foto é o Damas e o Hilário, também me parece o Laranjeira, mas na década de 1970 o Farense na 1º Divisão Regional ?

Luís Maia disse...

fui ver na Wilkipédia diz

Em 1970/71 o SC Farense competia pela primeira vez no “Campeonato Nacional da 1ª Divisão” e conseguiria nessa época ganhar em casa ao Benfica, FC Porto e Belenenses, e ainda fora ao Boavista e acabaria a época em 10º lugar. Este era o início de três décadas “douradas” do SC Farense .
O SC Farense ficaria na 1ª Divisão durante seis épocas consecutivas, até 1975/76, chegando ainda a classificar-se no 7º lugar em 1973/74.

Um abraço

Luis Maia

Eduardo Graça disse...

Este jogo deve ter decorrido na época de 1972/73 pela conjugação da constituição das equipas tipo do Sporting e do Farense. Mas tenho dúvidas que, talvez, só o Carlos Sério possa esclarecer.´O Farense vai competir na 1ª Divisão regional na presente época.

Anónimo disse...

Parece-me que o campo era o do já demolido Estádio José Alvalade, antes da construção da Bancada Nova. A foto tem como 'pano de fundo' a chamada zona do peão. Quanto à data, só poderá ser uma de duas : 1971/72 (SCP-SCF = 2-0) ou 1972/73 (SCP-SCF = 4-0). Inclino-me mais para a 2ª data, por puro instinto ...
Oxalá o Farense recupere depressa a sua antiga posição desportiva.

Anónimo disse...

Vamos à bola, então.
Julguei que me lembrava de umas coisas - apesar de ser tudo a propósito de "Sportings"(Clube de Portugal, Farense, tudo verde e branco, ou branco e verde, demais para o meu gosto...), mas, se tivesse comentado isto quando li o post, tinha-me espalhado, devo confessar. Vocês sabem muito e muito mais que eu.
Pensei, por exemplo, que o Hilário, mesmo no final da carreira, nunca tinha jogado com o Laranjeira, que estaria então no seu início (ia jurar, é certo, que o Laranjeira se estreou na primeira categoria do Sporting antes dos 20 anos).
Acertei no Damas, uma elegância ímpar (que me desculpe o Botelho,que também passou pelo Benfica).
Mirobaldo, ok. Sério, ele está aí para confirmar.
O estádio, estou de acordo, o de Alvalade, ainda no tempo do velho peão. Vi lá vários Sporting-Benfica, na década de 60. Tempos gloriosos! Vi o Ângelo ser expulso, uma vez. Nada de novo. Grande cena! Até o polícia ia levando.
Abraço para todos.

PS: Eduardo, a Volta está aí. A acabar. Sessenta e nove edições. A (hoje chamada) Duja Tavira tem tido papel de destaque. O Benfica está de Volta. Dezenas de estrangeiros. Mas, no momento em que escrevo isto, é um português que se perfila para a vitória. Para quando uma memóriazinha das tuas? A primeira vez que aqui deixei um comentário foi sobre o Jorge Corvo.

Anónimo disse...

Só mais uma achega para identificação do estádio. Parece, de facto, o velho peão do Estádio de Alvalade. Julgo entrever, de alguma forma, a velha pista de atletismo, de cinza. Mas não se vê a pista de ciclismo que, nessa altura, ainda existia. Estaria "invadida" por espectadores, como algumas vezes vi, em grandes jogos? Ou o ângulo da fotografia não é propício? A verdade é que, sem qualquer desprimor para o Farense, não me parece que o estádio estivesse assim tão cheio que justificasse "invasão". E daí, quem sabe? Vi isso contra o Porto, por exemplo e creio que contra uma grande equipa da Académica, por exemplo. Aqui entre nós, pergunto a mim próprio o que ia eu fazer a Alvalade, sem o Benfica ...?
Em suma: não creio que seja o Estádio de S. Luís, que não tinha pistas. Mas será mesmo Alvalade?