quarta-feira, outubro 31

D. JOÃO PECULIAR (II)

Continuando a discorrer acerca da figura de D. João Peculiar que desempenhou um papel central na orientação da política de Afonso Henriques.

“Uma vez escolhido, [para Bispo do Porto] D. João Peculiar mostrou, desde logo, a sua natureza decidida e empreendedora ao dirigir-se a Burgos, ainda antes de ter sido sagrado bispo, para tomar parte no concilio que aí se celebrou a partir de 4 de Outubro de 1136 na presença do legado papal, o cardeal Guido de Vico.

(...) De regresso a Portugal, João Peculiar tomou conta da sua diocese, mas a 4 de Julho de 1137 acompanhou a Tui, juntamente com Paio Peres, arcebispo de Braga, o principe D. Afonso, para assistir ao juramento de vassalagem que nesse dia ele prestou a seu primo o imperador Afonso VII, como vimos noutro capítulo.”

“D. João desempenhou por pouco tempo as funções de bispo do Porto. (...)” tendo sido “eleito arcebispo de Braga, a função eclesiástica mais importante de Portugal, aquela que, por causa das tentativas de absorção empreendidas por Diego Gelmírez e da necessidade de lhe resistir, o obrigou a desenvolver intensos contactos com os poderes políticos portugueses e leoneses e com a cúria romana.”

In “D. Afonso Henriques” de José Mattoso, ”13 – Os auxiliares”, pgs 131/133. (29).
.

Sem comentários: