quinta-feira, outubro 18

MAKUKULA - UMA BÊNÇÃO


A nossa selecção nacional de futebol ganhou os dois últimos jogos nesta fase de qualificação para o Europeu de 2008. Fiquei contente. Mas jogou mal, em particular, no jogo de ontem. A selecção de futebol do Casakistão ocupa a 120ª posição, entre 200 selecções nacionais, no ranking da FIFA. Portugal ocupa o 8º lugar nesse mesmo ranking. À nossa frente só estão a Itália, Argentina, Brasil, Alemanha, Holanda, França e Espanha.

A vitória no jogo de ontem mostrou, uma vez mais, que algo vai mal no reino da selecção. A selecção é como o peixe: apodrece pela cabeça. O que nos valeu foram dois rapazes: o NANI e o MAKUKULA este último um estreante absoluto na selecção principal. Finalmente Scolari foi forçado – pelas lesões - a ir um pouco mais além no processo de renovação.

No fim do jogo foi um prazer ouvir as declarações de MAKUKULA, nascido no Congo, mas formado para o futebol em Portugal: português fluente, ideias articuladas, aspirações ponderadas e modestas - qb. Uma lufada de ar fresco conjuntamente com NANI e CRISTIANO, um super dotado que brilha em todas as estações.

Vamos a ver se no próximo mês a selecção termina, com sucesso, esta penosa tarefa da qualificação. Se assim fôr, na fase final do Europeu, no verão de 2008, quando todos os adversários forem mais difíceis tudo será, paradoxalmente, mais fácil e Scolari poderá sair com honra desta aventura portuguesa.
.

Sem comentários: