sexta-feira, outubro 19

TRATADO E REFERENDO

Posted by PicasaVale a pena ler

Para adiantar serviço acerca do tema referendo ao Tratado Reformador direi como outros já têm dito – é difícil ser original acerca desta matéria – que é cada vez mais difícil vislumbrar que o dito referendo se venha a concretizar em Portugal.

Após o congresso do PSD, e a vitória de Menezes, estreitou-se a margem para a viabilização política do referendo. Podem discutir-se as sondagens, e mesmo que elas mostrassem que os portugueses estão mortos de amores por um referendo, o que até pode acontecer apesar dos resultados decepcionantes, em termos de participação, de todos os que se realizaram, é difícil conceber a realização deste.

As lideranças do PS+PSD+PP+Presidente da República+Presidente da Comissão Europeia são, potencialmente, contra a realização do referendo ficando de fora o PCP+BE+ Pacheco Pereira+eu+ uns quantos maduros que, podem ter voz, mas não têm poder para contrariar a inércia referendária que se vai gerar a respeito desta matéria para além da questão das legítimas dúvidas acerca do que fazer com as consequências da vitória do “não”.

A minha posição favorável ao referendo está exposta aqui e aqui. Lá mais para o Natal se verá como vai correr, nos 27 países, o processo de debate público acerca da ratificação do Tratado. Do mal, o menos, sempre é uma oportunidade para discutir, em paz, o exercício da democracia no espaço dos países da UE. Nada mau!
.

Sem comentários: