segunda-feira, outubro 22

LIBERDADE DE IMPRENSA


Pareceu-me que, em Portugal, ninguém deu grande importância ao assunto. É estranho, não é? Nesta classificação, entre 169 países, Portugal surge em 8º lugar, a par da Irlanda e da Dinamarca.

A nota 2, atribuída a Portugal, está mais próxima do 1º lugar – Islândia com 0,75 – do que do 20º – Alemanha com 5,75; os resultados dizem respeito ao ano de 2007, resultando de uma metodologia e de critérios que não vi ninguém pôr em causa.

Vem explicado no próprio corpo do trabalho: Pour établir ce classement, Reporters sans frontières a demandé à ses organisations partenaires (15 associations de défense de la liberté d’expression dispersées sur les cinq continents), à son réseau de 130 correspondants, à des journalistes, des chercheurs, des juristes ou des militants des droits de l’homme de répondre à 50 questions permettant d’évaluer la situation de la liberté de la presse dans un pays. 169 nations y apparaissent, les autres sont absentes, par manque d’informations.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Em Portugal não se trata de liberdade de imprensa mas sim de opção de imprensa que gerada pela conveniência e o equilibrio de influências.

Anónimo disse...

*em vez de "que" uma vírgula

addiragram disse...

Quais a tendência em relação ao futuro? Conheço pessoas que dizem que não podem escrever o que pensam porque têm de alimentar os filhos...

Anónimo disse...

o problema é quando mudam o que pensam. aí a coisa está preta...