segunda-feira, maio 5

Yoani Sánchez

O El País dá relevo ao caso de Yoani Sánchez como um teste à vontade de abertura política do regime cubano.
Tenho acompanhado com atenção a evolução política recente em Cuba. Visitei Cuba em 1976, antes da abertura ao negócio turístico, e, recentemente, como vulgar turista, tendo-me sido permitido falar com cidadãos que manifestavam de forma aberta, mas parcimoniosa, a necessidade urgente de uma abertura, pelo menos, no plano da economia. A expectativa do povo cubano numa evolução pacífica do regime é a nota dominante. É fácil reconhecer que se assiste ao início de um processo de mudança sob a liderança de Raul Castro.
Recentemente um conhecido dissidente do regime que vive em Cuba – em entrevista ao Público – afirmou que estava a ser possível realizar aquela entrevista, via telefone, sem interferências (que disse serem recorrentes) e referiu uma diferença profunda entre a personalidade de Fidel e de seu irmão Raul.
Acredito que estejamos, de facto, a assistir a um processo de abertura que muitos, no entanto, relativizam considerando tratar-se, simplesmente, da reposição da situação anterior a 1989 quando o regime tomou – após a queda do muro de Berlim – um conjunto de medidas excepcionais, e ainda mais gravosas para o povo cubano, no acesso a bens de consumo e ao exercício da cidadania.
As medidas de abertura sucessivamente anunciadas e, nalguns casos, já iniciadas são um sinal de esperança na viabilidade da transição pacífica para um modelo económico de abertura ao mercado – no caso trata-se, verdadeiramente, de criar um mercado que não existe – sendo mais difícil vislumbrar a viabilidade de uma transição pacífica para a democracia política.
É neste terreno que se coloca a questão de Yoani Sánchez. A autorização para a sua viajem a Madrid, para receber um prémio que lhe foi atribuído, como autora de um blogue seria, aparentemente, uma pequena concessão do regime cubano à vontade de uma cidadã cubana corajosa mas, caso se concretizasse, um grande passo no caminho da liberdade.

1 comentário:

MFerrer disse...

É evidente que vai a Madrid. Primeiro porque ela já estudou na Europa e aqui trabalhou, salvo erro num país nórdico e regressou a Cuba quando desejou fazê-lo. Depois porque a Espanha tem um poder diplomático que muito interessa a Cuba, qualquer que seja o regime que lá esteja no poder.
MFerrer
http://homem-ao-mar.blogspot.com