quinta-feira, maio 1

MAIO DE 1968 ... TODOS OS MAIOS


A força das efemérides leva-nos ao Maio de 68. Passaram 40 anos. Àqueles que me questionam acerca das vivências desse tempo respondo, entre o sério e o irónico, que não me lembro de nada. Claro que me lembro mas as minhas vivências não me mobilizam para a reflexão. Frequentava a Universidade e, mesmo antes de nela ter ingressado, desde 1965, que participava dos movimentos de oposição à ditadura.

Durante os acontecimentos de Maio de 68 devo ter feito tanta coisa … ajudei a elaborar, imprimir e distribuir cadernos que divulgavam abundante informação acerca do que estava a acontecer em França. Lembro-me deles mas não me lembro do título da colecção. Discutia-se, no fundo, porque éramos modestos, uma coisa comezinha que era … a tomada do poder na universidade. Que afinal não era utopia porque viria a tornar-se realidade pouco tempo depois. Uma das vítimas foi o jovem assistente Cavaco Silva.

Em Abril de 1968 lia os “Cadernos” de Albert Camus, disso tenho a certeza, pois neles escrevi a data exacta da primeira leitura apaixonada (Abril – 3 – 1968 – FARO – CAIS.) Tal só foi possível porque as minhas preferências, no pensamento e acção, pelos 20 anos, nada tinham a ver com o Partido Comunista ou com os grupos marxistas-leninistas emergentes.

Eu vinha das vivências culturais, ligadas ao teatro amador; interessava-me o teatro e lia os dramaturgos, nalguns casos como ofício prático, clássicos e não só, (Gil Vicente, Eugène Ionesco, Luigi Pirandello, Thornton Wilder…) e também poetas (José Gomes Ferreira, encantava-me …) romancistas, de várias correntes e, claro, os neo-realistas (Urbano Tavares Rodrigues …). Filósofos, ícones da época, mais Gramsci que Marx, mais Lukács que Lenin, mais Camus que Sartre … mais Marcuse que Engels … Já para não entrar no encantamento pela rebeldia e música de Mary Joplin, Jimmy Hendrix e outros, além dos francófonos e dos portuguesíssimos que todos sabem quais são!.. E ainda, sem saber, militava numa estrutura da LUAR no Algarve.

As minhas experiências, anteriores ao Maio de 68, por razões de geração, eram mais próximas do espírito de Maio do que eu próprio supunha. Estavam mais próximas dos ideais libertários do que da ortodoxia comunista, pró soviética ou pró chinesa. Nunca na vida militei, nem simpatizei, com o PCP nem com os diversos grupos marxistas-leninistas que estavam a desabrochar. Respeitava a tradição da luta do PCP mas não me interessavam os valores em que ela assentava.
.
Este desalinhamento político-ideológico manteve-se ao longo do tempo e havia de desembocar na aventura colectiva de criação do MES (Movimento de Esquerda Socialista). Esta foi a resposta de muitos de nós à angústia de um desejo de empenhamento político que não encontrava resposta em qualquer das ideologias e organizações instaladas na esquerda que víamos como demasiado disciplinadoras na militância e ortodoxas nas ideias.

A gestação de um movimento autónomo de contestação ao regime – nas escolas, sindicatos, quartéis, igrejas, bairros e fábricas – correu antes, e depois, do Maio de 68 que incendiou, ainda mais, essa vontade de construir uma alternativa que a guerra colonial tornava urgente.

A ideia da criação desse movimento político, anti-autoritário, anti-fascista, anti-capitalista e anti-colonialista, ganhara corpo no sucesso de muitas lutas sectoriais, na preparação de candidaturas independentes a direcções de sindicatos, associações de estudantes e recreativas, na experiência de criação de comités que desencadeavam greves e reivindicações à revelia das estruturas sindicais e associativas tradicionais.

Enfim estávamos confiantes que o caminho do futuro passava pela criação do nosso próprio movimento de contestação ao regime fascista, a partir das bases, sem obediência a chefes nem a hierarquias que, na verdade, nos repugnavam.

Entre os anos de 1965 a 1968 fiz a minha aprendizagem na luta política de base. Fui um soldado raso na revolta da juventude contra a tirania. No teatro amador, na secção cultural da associação de estudantes de económicas, ou na sua reprografia, (secção de folhas), que dirigi, na direcção da cooperativa livreira Livrelco; em comissões de curso; na organização de acções de propaganda e de manifestações (as relâmpago eram as melhores! …) contra o governo; na CDE de 1969, antecedida pela tentativa, falhada, e pouco conhecida, de aproximação à CEUD de Mário Soares …

Muitas e boas razões para me lembrar do Maio de 68, vivido em Portugal, que deixou raízes mais fundas do que muitos, hoje, querem fazer crer, mas que, para mim, é uma simples memória no cotejo com os desafios do presente e do futuro.
.

3 comentários:

hfm disse...

Como gostei de ler! e cá dentro sentia a força do Jimmy Hendrix e de tantos Maios.

Miguel RM disse...

«Muitas e boas razões para me lembrar do Maio de 68, vivido em Portugal, que deixou raízes mais fundas do que muitos, hoje, querem fazer crer»: excelente resumo sobre o tema. De facto, é notório como hoje tanta gente quer fazer esquecer a acção de muitos jovens idealistas naqueles anos. Pela minha parte, que estive num grupelho "m-l" em 1972 apenas dois meses, pois mandei-os passear, e que trabalhei com vários grupos oposicionistas, sem excluir ninguém, subscrevo as palavras do Eduardo Graça (salvo sobre o MES, a que nunca pertenci). Também concordo que a coisa tem pouca importância hoje, muita água correu entretanto (felizmente).

paper-life disse...

É curioso, tivemos as mesmas leituras. Eu tenho a data no Estrangeiro, por exemplo. Assinava todos os livros nessa altura.

Não tenho visitado muitos blogs. Hoje não resisti a este post por causa das "Histórias para serem contadas"

Que seja um "Maio, maduro Maio"!